Os Milwaukee Bucks, equipa que tem em Giannis Antetokounmpo uma das grandes estrelas, está em destaque na NBA. Depois de derrotar os Charlotte Hornets, tornou-se no primeiro emblema a alcançar as 50 vitórias na temporada. Este feito é já motivo de orgulho para os fãs, que estão a recordar aquilo que aconteceu em 1973-74.
Veja também: Ganhe quase 400 euros nesta jornada da liga portuguesa
Foi nessa temporada que os Milwaukee Bucks conseguiram passar as 50 vitórias. Há 45, a equipa contava com o mítico Kareem Abdul-Jabbar, que liderou o emblema rumo às 59 conquistas. Os Bucks conseguiram mesmo chegar à final do Playoff depois de eliminarem os Chicago Bulls com uns esclarecedores 4-0 em jogos. Na final foram necessários sete jogos para encontrar um vencedor, que acabou por ser os Boston Celtics.
Milwaukee Bucks podem repetir feito de 1973-74
Tudo isto faz com que os fãs mais supersticiosos da equipa estejam a pensar em repetir aquilo que já foi feito. Até porque existe a possibilidade de Giannis Antetokounmpo ser eleito o jogador mais valioso da liga. E, há 45 anos, essa distinção foi para Kareem Abdul-Jabbar. Com uma média de 27 pontos, 12,6 ressaltos e 5,9 assistências, o nigeriano é um dos grandes candidatos ao galardão de MVP, a par de James Harden e Paul George.
Giannis Antetokounmpo é apenas o caso mais recente de um atleta nigeriano de sucesso. Anthony Joshua dispensa apresentações por tudo o que tem feito no boxe e Kumaru Usman já se transformou num fenómeno das artes marciais mistas. Mas a história de Giannis, de 24 anos, é mais curiosa. Giannis é um fenómeno nos Estados Unidos da América e um pouco por todo o mundo. Exceto na Nigéria, aquele que é o seu país.
Tudo porque não nasceu lá. Charles e Veronica, pais do basquetebolista, foram viver para a Grécia três anos antes de Giannis nascer. E o seu nome deveria ter sido Adetokunbo, mas um erro de escrita no passaporte grego fez com que ficasse Antetokounmpo. Recentemente, Giannis assumiu-se orgulhosamente nigeriano e em breve deverá ter o passaporte daquele que diz ser o seu país.
Giannis Antetokounmpo é um forte candidato ao prémio de MVP da temporada
Enquanto os pais tentavam encontrar emprego, Giannis e o irmão mais velho ajudavam a família a vender relógios, malas e óculos de sol. Tudo mudou em 2007, ano em que começou a jogar basquetebol. Dois anos depois o lazer dava lugar à competição e, em 2011, já fazia parte do plantel sénior dos Filathlitikos. Tornou-se profissional na época 2012-13 e em 2013 assina contrato de rookie com os Milwaukee Bucks. As coisas correram tão bem que viu o contrato renovado em 2015-16. Os seus irmãos, Thanasis e Kostas Antetokounmpo também são jogadores de basquetebol.
Diz-se que tem um salário anual de 20 milhões de euros. Tinha um contrato com a Nike que lhe rendia perto de 18 mil euros ao ano. Este contrato também já foi revisto e de acordo com a imprensa norte-americana, irá receber 7 milhões de euros no primeiro ano. Este valor será novamente revisto quando forem lançados ténis com o seu nome, algo que deverá acontecer este ano. Estima-se ainda que receba mais 12 milhões de euros ano, valor referente a outras parcerias publicitárias. Tudo isto faz com que seja um dos jogadores mais bem pagos da NBA. De acordo com a Forbes, o basquetebolista amealhou quase 32 milhões de euros no ano passado.
Fotos: Reprodução Instagram