Os músculos não crescem? Estes alimentos ajudam

Os músculos não crescem? Estes alimentos ajudam

Desporto

Os músculos não crescem? Estes alimentos ajudam

A alimentação pode ser a causa de não estar a alcançar os seus objetivos no ginásio. Assim, conheça as melhores proteínas para os seus músculos e organismo.

Artigo de Francisco Correia

04-02-2018

Desmotivado por levantar tantos pesos durante uma temporada e não ver resultados? Pretende perder peso, tonificar músculos ou ganhar massa muscular? Não perca a motivação e verifique bem o que come nas refeições. Mesmo que mantenha uma alimentação saudável, existem alimentos que dão mais energia do que outros.

Promova o bom funcionamento da massa muscular com os alimentos certos. Não se esqueça que estamos a falar do tecido que é responsável pelos movimentos humanos. É na massa muscular que reside o sustento e força corporal que conecta os ossos.

Eis alguns dos melhores alimentos para fazer aumentar a massa muscular:

Ovos. Têm menos calorias e mais proteínas biológicas do que um bife! Nutrientes, vitaminas A, D, E, B12, ferro e ácido fólico regulam os níveis de gordura no organismo e promovem a contração muscular. O ‘segredo’ está na proteína do ovo, a albumina, mas nada de comer ovos estrelados. Os ovos ajudam a formar e a renovar os ossos, a pele e os músculos; estimulam o crescimento das fibras musculares; ajudam na recuperação pós-treino.

Amêndoas. São ricas em vitamina E, antioxidantes, minerais, cálcio, ferro, proteínas e fósforo. Amante de frutos secos? Então aqui tem um bom ‘refúgio’ mas coma com moderação pois estes frutos são altamente calóricos quando ingeridos em pouca quantidade (média de 600 calorias a cada 100 gramas).

Carnes brancas. Sempre presentes em qualquer dieta ou plano de alimentação saudável. O peito de frango ou de perú são extremamente ricos em proteínas. Aumentam a força e resistência muscular e fortalecem o sistema imunitário. Nunca se esqueça de tirar a pele antes de comer alguma destas carnes para evitar subidas de colesterol.

Carnes vermelhas. Também são saudáveis! Tem os principais aminoácidos necessários para o crescimento muscular e produção de energia. É rica em ferro, vitamina B12 e zinco, mineral essencial para a produção de testosterona que até previne o cancro da próstata! No entanto, a carne vermelha tem muita gordura saturada, não consuma mais do que 2 ou 3 doses por semana.

Salmão. Se estiver cansado de carne coma algum peixe. O salmão tem omega 3 que é uma gordura muito saudável para o organismo. O omega 3 também ajuda a prevenir doenças do coração, doenças inflamatórias como a artrite e contribuiu para o tratamento de doenças degenerativas. Coma salmão de forma moderada, ingerindo 2/3 postas ou filetes por semana após o exercício, preparados a baixas temperaturas e acompanhados por arroz, batatas cozidas ou massa.

Iogurte. O ‘remédio santo’ para depois de qualquer treino (sem açúcares ou adoçantes, junte frutos secos ou framboesas!). O iogurte irá ajudar na recuperação dos músculos dado à conjugação ideal de hidratos de carbono e proteínas. Estes laticínios regulam os níveis de insulina e açúcar, pelo que impede a queima de massa muscular produzida nos exercícios. O iogurte tem elementos que acelera o metabolismo e bloqueia a acumulação e armazenamento de gordura no corpo.

Lembre-se: ingira gorduras, hidratos e estes alimentos em quantidades corretas. Não se esqueça que a quantidade de comida ingerida ao almoço não pode ser a mesma que ao jantar. E claro, beba água!

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

04-02-2018



RELACIONADOS