Liga dos Campeões muda radicalmente na próxima temporada e isto é tudo o que precisa de saber

Liga dos Campeões muda radicalmente na próxima temporada e isto é tudo o que precisa de saber

Desporto

Liga dos Campeões muda radicalmente na próxima temporada e isto é tudo o que precisa de saber

Acaba-se a fase de grupos da Liga dos Campeões que passa a ser disputada num formato de liga. Saiba o que muda e o que acontece às equipas portuguesas.

Artigo de Bruno Seruca

05-03-2024

Acabou! Pode preparar-se para dizer adeus à Liga dos Campeões como a conhece. Esta será a última época em que a prova rainha da UEFA, a nível de clubes, será jogada com o formato que os adeptos tão bem conhecem. Assim, já a partir da próxima temporada (2024/25) deixará de existir a tradicional fase de grupos disputada por 32 equipas.

Leia ainda: O fim de uma era: Já há data para Cristiano Ronaldo abandonar os relvados

A Liga dos Campeões passará a ser uma competição ao estilo de um campeonato, contando com 36 clubes. Cada emblema irá disputar oito jogos na primeira fase, quatro em casa e outros tantos no papel de forasteiro. Os participantes são divididos em quatro potes que, tal como agora, são definidos com base em vários critérios. Assim, as equipas defrontam duas equipas de cada um dos potes. Terminando a primeira fase, os oito primeiros classificados são apurados automaticamente para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Os classificados entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar um play-off para encontrar mais oito equipas que seguem para a fase seguinte. Por sua vez, aqueles que ficarem entre o 25.º e o 36.º lugar são eliminados. Ou seja, deixam de existir equipas que transitam da Liga dos Campeões para a Liga Europa. A partir daqui, nada muda. As eliminatórias seguintes são disputadas a duas mãos e a final mantém-se a um jogo em campo neutro.

Como são ocupadas as quatro vagas extra?

Passandos de 32 para 36 equipas, significa que existem mais quatro vagas para a prova milionária. Em relação às 32 equipas, nada muda. O acesso é feito da forma tradicional. Em relação às vagas extra, a primeira será para o clube classificado em terceiro lugar do ranking da federação que ocupar a lista determinada pelo ranking de coeficientes da UEFA. Neste momento esse lugar pertence à França. A segunda vaga será atribuída a um campeão nacional, que passa assim a contar com cinco equipas na fase de apuramento que contará com quatro pré-eliminatórias. As últimas duas vagas são para as federações com o melhor desempenho coletivo dos clubes na temporada anterior. Ou seja, estes países passam a contar com mais um lugar de acesso automático à prova milionária.

O que acontece aos clubes portugueses?

No ano que marca o arranque da nova Liga dos Campeões existe uma certeza. Apenas a equipa que se sagrar campeã nacional tem lugar garantido na prova. Já o segundo classificado terá de disputar as eliminatórias de acesso para ter lugar na competição.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

05-03-2024



RELACIONADOS