O mercado de agentes-livres da NBA só abriu no último domingo (1), mas a maior transferência do ano já está confirmada e ninguém a conseguirá superar. LeBron James já tinha feito saber que ia abandonar os Cleveland Cavaliers e aquele que é considerado o melhor jogador da liga de basquetebol norte-americana revelou qual será o destino para os próximos quatro anos: Los Angeles Lakers. A mudança irá enriquecer a conta bancária de LeBron James em qualquer coisa como 154 milhões de euros. O que faz com que receba 38,5 milhões de euros por época, sendo o jogador mais bem pago de sempre da NBA.
Esta é a segunda vez que LeBron James, de 33 anos, abandona aquele que diz ser o seu clube. Já o tinha feito em 2010 quando decidiu juntar-se ao Miami Heat. Clube onde conquistou dois campeonatos da NBA, em 2012 e no ano seguinte, tendo sido o MVP de ambas as finais. Em 2015, regressou a Cleveland. E se a saída tinha sido bastante polémica, o regresso foi bem recebido pelos fãs. Porém, o regresso não foi o desejado. Em quatro finais, os Cavaliers perderam três campeonatos para os Golden State Warriors. Só ganharam em 2016, quando LeBron foi novamente o MVP da final.
Podia ganhar mais dinheiro ficando nos Cleveland Cavaliers
Por sua vez, os Los Angeles Lakers tentam retomar o caminho dos triunfos, algo que escapa ao clube desde 2010, altura em que atingiram a última final, em que derrotaram os Boston Celtic. E foi a sede de títulos que levou o jogador a procurar um novo projeto desportivo. Apesar dos milhões que irá receber, pode dizer-se que não é o dinheiro que move LeBron James. Os Cleveland Cavaliers estavam dispostos a oferecer ao basquetebolista 175 milhões pelo mesmo período de tempo. E já em 2010, numa altura em que os Miami Heat estavam dispostos a pagar-lhe o máximo possível, aceitou receber menos para que o clube pudesse manter outros atletas de qualidade.
Um dos melhores de todos os tempos
Com 2,03 metros de altura e 113,4 kg, LeBron James é visto, por diversos especialistas, como o atleta com o melhor físico entre todos os desportistas de todas as modalidades. O talento e versatilidade fazem com que consiga jogar em qualquer posição e some números extraordinários. Tem uma média de 27,2 pontos por jogo, 7,2 recuperações, 6,9 assistências e 1,7 roubos de bola. É comparado a Magic Johnson (um dos grandes símbolos do seu novo clube) e Michael Jordan, dois dos melhores jogadores de todos os tempos.
Ao longo da carreira já foi considerado quatro vezes o melhor jogador da NBA, três vezes o MVP das finais e 14 vezes All Star do campeonato. Também já conquistou duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. Agora, irá juntar-se a jovens talentos como Lonzo Ball, Brandon Ingram, Kyle Kuzma e Julius Randle. Só falta saber se irá ter sucesso, mas é certo que todos os olhos irão estar postos no “King”. Enquanto não começa a época, veja alguns dos melhores momentos de sempre protagonizados por LeBron James.
Fotos: Reprodução Instagram