Fábio Coentrão e o adeus aos relvados que afinal é um lapso que pode ter consequências graves

Fábio Coentrão e o adeus aos relvados que afinal é um lapso que pode ter consequências graves

Desporto

Fábio Coentrão e o adeus aos relvados que afinal é um lapso que pode ter consequências graves

Numa altura em que estava a ser associado a diversos clubes, Fábio Coentrão apresenta-se em tribunal como jogador de futebol reformado.

Artigo de Bruno Seruca

30-01-2020

Foi no final da temporada passada que Fábio Coentrão fez o último jogo oficial. Com a camisola do Rio Ave vestida, o jogador português, de 31 anos, terminava a época com a certeza de que iria acabar contrato com o clube. Desde então, o defesa esquerdo foi associado a diversas equipas. Chegou a dizer-se que tinha tudo acertado com os gregos do PAOK e, mais recentemente, foi associado aos turcos do Fenerbahçe e aos italianos do Parma. “Eu em Itália? É um cenário que me agrada, é um grande campeonato, muito competitivo. E, depois, é aqui que joga o melhor do mundo, o Cristiano Ronaldo. Se o Parma ligasse hoje, responderia presente”, disse ao Tuttomercatoweb. Mas afinal, e aparentemente, Fábio Coentrão decidiu acabar a carreira.

“Sou jogador de futebol reformado”

Foi de forma surpreendente que Fábio Coentrão se apresentou no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, onde decorre o julgamento da invasão à Academia de Alcochete. Quando questionado sobre a profissão, o ex-jogador do Sporting disse ser “jogador de futebol reformado”. Dando assim a entender que decidiu pendurar as chuteiras. Tratou-se de um anúncio inesperado e anunciado de forma surpreendente. Que não terá passado de um lapso do jogador.

Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui

Formado no Rio Ave, clube da terra que ama, Fábio Coentrão cedo mostrou talento para o futebol. Ao ponto de o Benfica avançar com 900 mil euros para contratar o promissor extremo esquerdo. Estávamos em 2007, altura em que ainda não tinha espaço no plantel dos encarnados. Seguiu-se um empréstimo ao Nacional. Outro ao Saragoça, em Espanha. Que não correu pelo melhor e acabou antes do esperado. Foi novamente emprestado ao Rio Ave e, em 2009, voltou à Luz para ficar.

Jorge Jesus transformou Fábio Coentrão num lateral de excelência

Foi neste momento que a carreira de Fábio Coentrão mudou. Jorge Jesus transformou o extremo num lateral esquerdo de excelência. Ao ponto de, dois anos depois, o Real Madrid depositar 30 milhões na conta dos encarnados, de modo a levar o jogador para Madrid. Visto como um dos melhores laterais daquela época, Coentrão conseguiu a proeza de relegar Marcelo para o banco de suplentes dos merengues.

Leia ainda: 5 razões para escolher a Betano.pt como o seu site de apostas de eleição

Só que, com o passar dos anos, Coentrão foi perdendo espaço no clube. O que fez com que fosse emprestado ao Mónaco, em 2015. Em 2017, voltou a Portugal para representar o Sporting, aquele que assumiu ser o clube do seu coração. No final da época regressou a Madrid. Foi então que se desvinculou do clube espanhol, assinando contrato de uma época com o Rio Ave. Fábio Coentrão regressava assim ao clube onde deu os primeiros passos para o futebol.

Palmarés recheado de troféus

São poucos os jogadores portugueses que se podem orgulhar de ter um palmarés tão recheado como o de Fábio Coentrão. O jogador português conquistou duas Ligas dos Campeões, sempre ao serviço do Real Madrid. Em Espanha conquistou ainda dois campeonatos, uma Taça de Espanha e uma Supertaça. Somam-se ainda duas Supertaças Europeias e três Campeonatos do Mundo de clubes. Em Portugal foi campeão pelo Benfica, clube com o qual conquistou duas Taças da Liga. Competição que também viria a conquistar com o Sporting.

Polémicas em Portugal e Espanha

O talento de Fábio Coentrão tem andado sempre de mãos dadas com a irreverência do jogador. E com os poucos filtros e alguma falta de ponderação no momento de falar aos jornalistas. Sem esquecer algumas polémicas. “Eu amo o Benfica”, disse em 2016. Acrescentando que em Portugal só jogaria no Benfica. Mais tarde, quando assinou pelo Sporting, assumiu o seu amor aos leões. E numa das primeiras imagens apareceu com um cachecol onde se podia ler uma mensagem ofensiva para os encarnados.

Leia também: Valentina Vignali, a basquetebolista mais sexy do mundo que deixa muito pouco à imaginação

Ainda no Sporting, foi acusado de racismo, depois de uma troca de palavras com o portista Marega. No Rio Ave, na época passada, destacou-se uma polémica com Samaris, jogador do Benfica. Que não ajudou o português a levantar-se do relvado depois de uma disputa de bola, com este a baixar os calções ao grego.

Já em Espanha, uma das polémicas aconteceu no dia em que foi fotografado de cigarro na mão. Também foi por lá que foi envolvido num episódio controverso com o serviço de emergências madrileno. Que fez uma piada de mau gosto quando o português rescindiu contrato com os merengues.

Lapso que pode ter consequências graves

Ao que tudo indica, dizer que é um jogador reformado não terá passado de um lapso de Fábio Coentrão. “Claro que não estou reformado, estou pronto para abraçar um novo projeto”, disse o jogador ao Expresso. O que pode resultar numa situação grave para o jogador. Que assim, mentiu em tribunal. Algo que pode resultar numa pena de prisão até três anos. O jogador tem agora que se retratar no mesmo local, de modo a evitar sanções.

Fotos: Impala

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

30-01-2020



RELACIONADOS