Cruzeiro desce de divisão pela primeira vez e Edilson entra para a história pela negativa

Cruzeiro desce de divisão pela primeira vez e Edilson entra para a história pela negativa

Desporto

Cruzeiro desce de divisão pela primeira vez e Edilson entra para a história pela negativa

Depois de ter descido pelo Atlético Mineiro, Edilson desce de divisão com o Cruzeiro e torna-se no primeiro jogador a fazê-lo pelos dois maiores clubes de Minas Gerais.

Artigo de Bruno Seruca

09-12-2019

O Flamengo, treinado por Jorge Jesus, acabou o brasileirão com uma pesada derrota, mas este não é o grande destaque da última jornada do campeonato brasileiro. O principal foco de interesse está no Cruzeiro, gigante do futebol brasileiro que foi relegado à Série B pela primeira vez na história. Um ano depois de conquistar a Taça do Brasil, o clube de Minas Gerais tem uma época desastrosa que acaba com a descida de divisão.

Este facto foi mais do que suficiente para provocar a ira dos adeptos. Que começaram a manifestar o desagrado de forma violenta, ainda antes do jogo acabar. Deixando ainda um rasto de destruição no estádio da equipa. Além disto, existem ainda outros dados dignos de destaque. E um deles diz respeito a Edilson Mendes, lateral-direito que entra para a história por motivos que nenhum jogador deseja ter no currículo.

Edilson já tinha descido de divisão com o Atlético Mineiro

Aos 33 anos, Edilson participou em 13 jogos do campeonato. Sendo que esta na é a primeira vez que representa um clube que desce de divisão. O jogador brasileiro também fazia parte do plantel do Atlético Mineiro, que também desceu de divisão, em 2005. Na altura, e com apenas 19 anos, foi escolhido para cinco jogos da equipa. Deste modo, Edilson é o único jogador da história que conta com descidas de divisão pelos dois maiores clubes de Minas Gerais. E há mais descidas de divisão na carreira do defesa. Que também viu o Athletico-PR (2011) e o Botafogo (2014) serem relegados à Série B quando fazia parte das equipas.

Leia ainda: Fábio Júnior, o ex-jogador da Naval que volta aos relvados sete anos depois de escapar à morte

Mas desenganem-se aqueles que pensam que Edilson está destinado ao azar e às descidas de divisão. Em 2017 conquistou a Taça Libertadores com o Grémio. Foi campeão brasileiro pelo Corinthians (2015), ganhou duas Taças do Brasil (Grémio em 2016 e Cruzeiro em 2018) e ainda cinco Campeonatos Estaduais (Vitória, em 2005, Grémio, 2010, Botafogo, 2013 e dois com o Cruzeiro 2018 e 2019).

Ex-jogador do Cruzeiro sentencia descida de divisão

E também necessário falar de Dudu, avançado formado no Cruzeiro, que atualmente defende as cores do Palmeiras. É que, na última jornada, a Raposa entrou em campo a precisar de vencer o Verdão para evitar a descida. Acabou por perder o destaque foi para o avançado, que construiu a jogada de um golo, tendo marcado o outro que fechou o marcador em 2-0.

“Acho que não fomos nós, o Palmeiras, nem fui eu que decretei a descida do Cruzeiro. Eles não fizeram um bom campeonato. É isso que conta. Mas fiquei feliz pelo jogo de hoje, fiquei feliz pelo golo”, disse, no final da partida, ao Superesportes.

Fotos: Reprodução do Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

09-12-2019



RELACIONADOS