Passados apenas 20 combates é possível classificar um pugilista como lenda? Não seria justo para Muhammad Ali, Mike Tyson ou Rocky Marciano (entre tantos outros), mas Anthony Joshua pode sim ambicionar chegar ao patamar dos maiores nomes da modalidade. Isto, claro, se continuar a manter o atual registo. O pugilista realizou no passado dia 28 de outubro, frente a Carlos Takam, o seu vigésimo combate e o resultado foi o mesmo de sempre: K.O.
Um score de 20-0 já é por si só impressionante, mas os combates de Joshua foram todos ganhos por K.O. algo que está ao alcance de poucos. E desengane-se quem ache que o percurso do pugilista inglês foi facilitado. Entre as suas «vítimas» está o ucraniano Wladimir Klitschko, o maior nome dos pesos pesados dos últimos anos.
Mas como estavam os outros grandes nomes do boxe no vigésimo combate? Muhammad Ali, por exemplo, também tinha o registo de 20-0, mas tinha vencido ‘apenas’ 14 por K.O. Mike Tyson, então com 19 anos, tinha também o dito registo, mas com 19 combates ganhos por knockout.
Um registo igual de Anthony Joshua – 20-0 [20 KOs] – foi apenas alcançado pelo outro irmão Klitschko, Vitali, quando tinha 26 anos.
Joshua já chega tarde aos 20 combates – tem 28 anos – isto devido ao seu longo percurso no circuito amador, onde se destaca o ouro olímpico, em 2012, que conquistou em Londres.
Terá o pugilista britânico o suficiente para chegar ao mesmo patamar dos maiores nomes do boxe? Só o tempo dirá.
Vê mais artigos em destaque:


