15 curiosidades que desconhece sobre o Super Bowl, o maior evento desportivo do mundo

15 curiosidades que desconhece sobre o Super Bowl, o maior evento desportivo do mundo

Desporto

15 curiosidades que desconhece sobre o Super Bowl, o maior evento desportivo do mundo

Um dos maiores eventos mediáticos do mundo realiza-se este domingo. Dentro de campo, estarão frente a frente os New England Patriots e os Los Angeles Rams, mas a final da NFL é muito mais do que um simples jogo.

Artigo de André Cruz Martins

01-02-2019

Realiza-se este domingo a 53ª final do Super Bowl, que colocará frente a frente os New England Patriots e os Los Angeles Rams. O evento vai realizar-se no novíssimo Mercedes Benz Stadium, em Atlanta, recinto onde recentemente o Atlanta United venceu, pela primeira vez, a Liga norte-americana de futebol (MLS).

Aquele que é um dos maiores eventos mediáticos mundiais terá transmissão em direto para Portugal na Eleven Sports e, como sempre, será muito mais do que um simples jogo. Para muitas pessoas, são mais interessantes o espetáculo musical ao intervalo e os anúncios televisivos produzidos pelas grandes marcas que patrocinam os tempos em que o jogo está parado. Para quem ainda não está familiarizado com o Super Bowl, selecionámos 15 curiosidades a respeito do maior evento desportivo dos Estados Unidos.

Aqui ficam 15 curiosidades que desconhece sobre o Super Bowl:

1. Esta será a terceira presença consecutiva dos New England Patriots no Super Bowl, equipa que conta com o treinador mais ganhador (Bill Belichick, com cinco troféus) e o jogador mais vezes eleito como MVP (Tom Brady, em quatro ocasiões).

2. Os New England Patriots venceram essas duas últimas finais que disputaram e ainda ganharam a edição de 2015. Ou seja, caso triunfem este domingo, ficarão com quatro vitórias no Super Bowl nos últimos cinco anos.

3. Os Los Angeles Rams só ganharam uma edição do Super Bowl, no ano de 2000, tendo perdido outras duas finais que disputaram.

Leia ainda: Ela é a primeira-dama da NFL

4. As duas equipas só conseguiram aceder à final depois de passarem por tempo-extra nos últimos jogos das meias-finais: os Rams frente aos New Orleans Saints e os Patriots diante dos Kansas City Chiefs. Nunca na história da NFL os dois derradeiros jogos antes do Super Bowl tiveram simultaneamente prolongamento.

5. A única vez em que Rams e Patriots se defrontaram no Super Bowl ocorreu em 2002 e foi precisamente nesse ano que os Patriots foram consagrados campeões pela primeira vez. Desde então já conseguiram mais quatro títulos e em caso de vitória este domingo igualam os Pittsburgh Steelers como os mais ganhadores.

6. A última vitória dos Patriots em Atlanta no Super Bowl foi em 2013, quando venceram os Atlanta Falcons por 30-23, no Georgia Dome Stadium.

7. Este será o segundo Super Bowl disputado em Atlanta pelos Los Angeles Rams. E da outra vez correu bem, na já referida vitória em 2000, marcada por uma jogada milagrosa de Mike Jones nos últimos segundos que proporcionou a vitória por 23-16 diane dos Tenneesse Titans.

Sean McVay é o técnico mais novo de toda a NFL

8. O quarterback é sem dúvida a posição mais importante no futebol americano. Quem levará a melhor no domingo? Pelos Patriots, temos Tom Brady, veterano de 41 anos mas ainda na posse de todas as suas faculdades e que muitos consideram o melhor jogador de sempre. Pelos Rams, alinhará Jared Goff. O jovem de 24 anos cumpre apenas a terceira temporada na NFL e que nunca disputou um Super Bowl.

9. Brady vai disputar o seu 40º jogo nos play-off, de longe a melhor marca de um quarterback. Para Goff será apenas o seu quarto jogo nos play-off.

10. Ainda assim, os números dão vantagem a Jared Goff, quando olhamos para o rendimento este ano. Soma mais touchdowns (32 contra 29) e mais jardas (4688 contra 4355).

Veja também: A difícil vida de uma cheerleader na NFL

11. Sean McVay, treinador dos Los Angeles Rams, é o técnico mais novo de toda a NFL. Tem apenas 32 anos e é natural da Georgia, estado onde será jogada a partida. Já Bill Belichick, treinador dos Pariots, tem 66 anos, ou seja, mais do dobro da sua idade.

12. O Mercedes Benz Stadium tem capacidade para 71 mil lugares sentados. Pode ganhar quatro mil lugares extra em ocasiões que o justifiquem. E se há ocasião perfeita para tal é o Super Bowl, ou seja, vamos ter cerca de 75 mil espectadores nas bancadas.

O principal espetáculo musical ao intervalo ficará a cargo da banda Maroon 5

13. Só quem tiver a possibilidade de assistir à transmissão da CBS, o canal com os direitos de transmissão para os EUA, é que terá acesso aos anúncios que serão exibidos. Caso não tenha acesso à transmissão da CBS, basta esperar que os anúncios sejam disponibilizados no YouTube.

14. Na edição deste ano, o principal espetáculo musical ao intervalo ficará a cargo da banda Maroon 5. Sucede a Lady Gaga, que esteve no Super Bowl 2017 e a Justin Timberlake, que atuou no ano passado.

15. Quinton Peron e Napoleon Jinnies vão ser os dois primeiros ‘cheerleaders’ do sexo masculino a atuar no Super Bowl. Quinton é coreógrafo e professor de dança, enquanto Napoleon tem como trabalho dar dicas de maquilhagem e cuidados com a pele.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

01-02-2019



RELACIONADOS