Não há dúvidas de que os Beatles ficam para a história como uma das maiores bandas de todos os tempos. E agroa, Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison vão ter direito a quatro filmes, sendo certo que não estamos a falar de documentários. Sam Mendes irá realizar as quatro longas-metragens que vão estar centradas no posto de vista de cada um dos membros do grupo de Liverpool.
Carly Santos, a WAG portuguesa que todos deveriam conhecer
Este trata-se de um projeto bastante ambicioso pois o realizador não aponta ao streaming. Sam Mendes quer mesmo os quatro filmes nas salas de cinema, com todos os projetos, financiados e distribuídos pela Sony Pictures Entertainment, a serem lançados no mesmo anos. Existem alguns documentários e filmes inspirados no percurso dos Beatles, mas esta é a primeira vez que vamos ter quatro filmes de ficção que são apoiados pela banda. “Estou honrado por contar a história da maior banda de rock de todos os tempos e entusiasmado por desafiar a noção do que constitui uma ida aos cinemas”, explica Sam Mendes através de comunicado.
“Experiência cinematográfica épica”
“Pretendemos que esta seja uma experiência cinematográfica épica e emocionante: quatro filmes, contados a partir de quatro perspetivas diferentes, que contam uma única história sobre a banda mais célebre de todos os tempos. Ter a bênção dos Beatles e da Apple Corps Limited para fazer isso é um enorme privilégio”, salienta a produtora Pippa Harris. Até ao momento ainda não foram revelados atores, sendo certo que os quatro filmes vão estrear em 2027. “Os eventos cinematográficos de hoje devem ser culturalmente sísmicos. A ideia ousada e em grande escala do Sam é isso e muito mais. Unir a sua equipa de cineastas de primeira linha com a música e as histórias de quatro jovens que mudaram o mundo irá agitar o público em todo o mundo”, defende Tom Rothman, presidente executivo do estúdio.
Outros casos de sucesso
Esta aposta acaba por ser uma consequência de uma onda de sucesso em torno da temática da música. Bohemian Rhapsody, sobre os Queen, e Rocketman, centrado em Elton John, bem como o ficcional Assim Nasce Uma Estrela, foram uma espécie de pontapé de saída para filmes bem-sucedidos em torno da música. O mesmo se pode dizer de Bob Marley: One Love, que acaba de chegar aos cinemas e o recente Elvis. Para abril está agendada a estreia de Back to Black, dedicado a Amy Winehouse. Está também a ser filmado um filme sobre Michael Jackson e Ridley Scott irá contar a história dos Bee Gees.
Fotos: Shutterstock