5 motivos para acreditar que His Dark Materials irá superar A Guerra dos Tronos

5 motivos para acreditar que His Dark Materials irá superar A Guerra dos Tronos

Culto

5 motivos para acreditar que His Dark Materials irá superar A Guerra dos Tronos

His Dark Materials carrega o peso de ser a nova A Guerra dos Tronos, mas existem cinco fatores que mostram que a nova aposta da HBO pode superar o sucesso da famosa série.

Artigo de Bruno Seruca

05-11-2019

Este texto merece uma nota prévia. Por isso, começamos por lhe dizer que irá encontrar alguns spoilers (ainda que ligeiros) em relação à nova aposta da HBO. Feito o aviso, podemos então dar início à conversa em torno de His Dark Materials, série que estreou a 3 de novembro. E que é apontada como a grande aposta para substituir A Guerra dos Tronos. Verdade seja dita, existem 5 motivos que nos levam a acreditar que este formato poderá mesmo superar aquela que muitos consideram a melhor série de sempre.

Tal como A Guerra dos Tronos, também His Dark Materials é uma série que resulta da adaptação literária de obras de sucesso. Neste caso, do autor Philip Pullman. Sendo que existe a pressão de fazer algo melhor do que aconteceu com A Bússola Dourada. Filme que chegou aos cinemas em 2007, sendo protagonizado por Daniel Craig e Nicole Kidman. Inspirado no primeiro livro da trilogia His Dark Materials, a longa-metragem acabou por não ser um grande sucesso e nunca houve continuidade. E se o filme tinha o peso e pressão de ser considerado o novo Harry Potter, a série carrega fardo semelhante por ser vista como a nova A Guerra dos Tronos.

Junte-se a nós no Instagram

O primeiro detalhe a favor da série é o facto de ter tudo para conquistar aqueles que não perderam um episódio de A Guerra dos Tronos. Ao ver His Dark Materials, certamente que vão encontrar algumas semelhanças a nível dos elementos presentes nas séries. Mas o universo criado por Philip Pullman consegue ir muito mais além da criação de George R.R. Martin. Dafne Keen, que foi vista em Logan, dá vida a Lyra, uma jovem órfã que foi criada na universidade de Oxford. Uma das preocupações iniciais da série é mostrar que a protagonista se destaca pela inteligência e independência. Estando sempre acompanhada pelo seu daemon, Pantalaimon. E quanto a este, já lá vamos.

Leia ainda: Edward Norton faz revelação surpreendente sobre América Proibida

Os detalhes podem ser considerados o segundo fator a favor da nova aposta da HBO. É que tudo está pensado ao pormenor. Desde os figurinos aos personagens marcantes, como acontece com Lord Asriel (James McAvoy), tudo está criado de forma perfeita. Tal como os cenários, como acontece com as enormes bibliotecas da universidade, que fazem com que a pessoa sinta que faz parte daquilo que está a ver. Daqui, saltamos para o terceiro ingrediente, que acrescenta qualidade extra ao formato.

His Dark Materials tem tudo para conquistar os fãs de A Guerra dos Tronos

Muitas séries cometem o erro de apostar forte no início. Acabando por perder a piada com o avançar dos episódios, que começam a ter pouco conteúdo. Em His Dark Materials não existe pressa em desenvolver a trama. No primeiro episódio é dado destaque a pontos importantes, como quando Lord Asriel faz uma descoberta no extremo norte, ou quando a famosa Bússola Dourada é entregue a Lyra. Mas, por outro lado, não existe uma explicação para os daemons, as criaturas que acompanham os humanos. Existe ainda um grande foco em torno dos personagens de Dafne Keen e James McAvoy e são apresentados alguns detalhes a quem está a ver a série. Mas não é aberto o jogo todo. Se tivermos em conta a temática da série, podemos considerar ser uma aposta inteligente não querer oferecer tudo, em pouco tempo, aos espetadores.

Nova série da HBO não comete o erro de desenvolver a história com rapidez excessivsa

A mistura de elementos mágicos com política (algo que cativou os fãs de A Guerra dos Tronos) é o quarto ponto que joga a favor de His Dark Materials. Como referimos, Lord Asriel irá fazer uma descoberta que o leva a acreditar na existência de um universo paralelo no norte. Isto irá alarmar o Magisterium, a instituição religiosa que controla a sociedade. E que irá querer manter o personagem debaixo de olho. Por fim, existe um quinto motivo para acreditar no sucesso da série.

As obras de Philip Pullman dão origem a discussões em torno de temas como a existência, vida e morte. Algo que certamente será transporto para a série. Será necessário tempo para perceber o real potencial de His Dark Materials, mas parece que não faltam ingredientes para que seja um sucesso de grande dimensão, provavelmente maior do que A Guerra dos Tronos. Os episódios de His Dark Materials estreiam às segundas e ficam disponíveis na aplicação HBO GO.

Fotos: Reprodução IMDB

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

05-11-2019



RELACIONADOS