Fique a saber por que os cães bocejam com frequência

Fique a saber por que os cães bocejam com frequência

Lifestyle

Fique a saber por que os cães bocejam com frequência

Se acredita que os cães bocejam porque estão com sono, prepare-se para ficar surpreendido com aquilo que irá descobrir sobre este animal de estimação.

Artigo de Bruno Seruca

11-06-2020

Se vive com um cão é certo que já o terá visto bocejar. Aliás, é algo que certamente viu acontecer diversas vezes ao longo de um dia. Quem não tem um destes amigos de quatro patas em casa, também já terá testemunhado este comportamento em diversas ocasiões. Só falta mesmo saber qual o motivo que leva a que os cães se comportem desta maneira.

Luana Piovani fala sem pudores sobre sexo

Existem alguns dados a ter em conta. O primeiro é o de que estamos perante uma ação que os humanos fazem igualmente com muita frequência. Por outro lado, a ciência ainda não encontrou uma resposta precisa para o bocejar. Sendo que diversas teorias apontam para o cansaço. “Bocejar estica a mandíbula e aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça, pescoço e rosto”, explica, em conversa com a Reader’s Digest, a veterinária Katy Nelson. Ou seja, estamos perante um comportamento que leva a que fique mais ativo em caso de cansaço ou tédio.

Leia ainda: 8 motivos que levam o seu gato a mexer a cauda

Acredita-se que este é o mesmo motivo que leva os amigos de quatro patas a bocejar. “A exaustão é uma das razões pelas quais os cães bocejam”, explica a veterinária. E não só. A a publicação avança ainda com outras razões. Os cães bocejam “durante períodos de ansiedade, insegurança, excitação, indiferença e como um sinal de calma para outros cães”, conclui Katy Nelson.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

11-06-2020



RELACIONADOS