Fique a saber se o consumo de batatas fritas leva à cegueira

Fique a saber se o consumo de batatas fritas leva à cegueira

Lifestyle

Fique a saber se o consumo de batatas fritas leva à cegueira

Será que o consumo excessivo de batatas fritas leva à cegueira? Discussão instala-se depois de jovem ter ficado cego por causa da má alimentação.

Artigo de Bruno Seruca

12-09-2019

Um pouco por todo o mundo são bastante frequentes os alertas de especialistas para o consumo excessivo de “fast food”. Até pelos perigos associados a este tipo de alimentação que vão das doenças cardiovasculares até ao excesso de peso ou mesmo aos níveis elevados de colesterol. Agora, surge uma nova discussão. Será que o consumo excessivo de batatas fritas leva à cegueira?

Esta discussão surge depois de ter sido conhecida a história de um jovem britânico, de 17 anos, que ficou cego depois de passar praticamente uma década sem consumir frutas e vegetais. As refeições do adolescente eram baseadas em batata frita de pacote, batata frita convencional e pão branco. Ocasionalmente também comia salsicha e fatias de presunto.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Descubra em ? www.paraeles.pt ?10 alimentos que ajudam a controlar o apetite. #paraeles #lifestyle #drinks #food #comida #dieta

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

Será que o consumo excessivo de batatas fritas leva à cegueira?

Segundo a equipa médica que acompanhou o jovem no Bristol Eye Hospital, situado no Reino Unido, o menino desenvolveu uma neuropatia ótica nutricional (normalmente provocada pela falta da vitamina B12) devido à má alimentação. A deficiência nutricional tinha sido descoberta quando o adolescente tinha 14 anos, altura em que foi ao médico com queixas de cansaço. O relatório clínico, partilhado no Annals of Internal Medicine, refere que mesmo com suplementação, o quadro clínico piorou. Isto porque houve uma recusa em mudar a alimentação. Segundo os pais, o filho tinha um paladar exigente, recusando comer diversos alimentos.

Leia ainda: Fique a saber se deve, ou não, ter um dia do lixo na sua dieta

“Concluímos que a dieta de ‘fast food’ e a ingestão limitada de vitaminas e minerais resultaram no aparecimento da doença. É uma complicação rara, mas grave, de vários tipos de deficiência nutricional”, refere Denize Atan, a médica que acompanhou o paciente. A neuropatia ótica é tratável desde que diagnosticada precocemente. O jovem ficou com pontos cegos na visão. Sendo impossível ler, ver televisão e distinguir caras. Ainda assim, consegue movimentar-se sozinho por não ter perdido a visão periférica.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

12-09-2019



RELACIONADOS