Fique a saber se deve, ou não, ter um dia do lixo na sua dieta

Fique a saber se deve, ou não, ter um dia do lixo na sua dieta

Lifestyle

Fique a saber se deve, ou não, ter um dia do lixo na sua dieta

O dia do lixo, aquele em que as pessoas comem tudo o que lhes apetece, é cada vez mais popular, mas dividem-se as opiniões sobre os benefícios do mesmo.

Artigo de Bruno Seruca

03-09-2019

Grande parte das dietas destaca-se por aquele que é conhecido como o dia do lixo. Que não é mais do que as 24 horas em que as pessoas comem tudo o que lhes apetece, sem pensar nas restrições que marcam os restantes dias da semana. Isto tanto é seguido por anónimos como por famosos, que até partilham estes momentos nas redes sociais. Só que as opiniões dividem-se no que diz respeito aos benefícios e malefícios dos dias do lixo durante uma dieta.

Diversos especialistas são da opinião de que estes dias têm um papel muito importante para que as pessoas mantenham a sanidade mental. Já outros defendem que é meio caminho andado para o desastre. Isto porque faz com que as pessoas se alimentem em excesso, algo que é prejudicial para qualquer plano de treinos e eventuais objetivos de perda de peso.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Grão-de-bico, o superalimento amigo dos portugueses e do organismo. Saiba mais em www.paraeles.pt

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

Apesar de ser bastante popular por estes dias, os dias de lixo existem há largos anos. E sempre foram seguidos por pessoas que gostam de se alimentar de forma saudável durante seis dias por semana. Esquecendo por completo as restrições ao sétimo dia. Existe também a ideia de que estes dias ajudam a impulsionar o metabolismo.

Leia ainda: Descubra o respiratorianismo, a polémica dieta da moda

Mas será que é preocupante a ideia de que o corpo fica sobrecarregado de hidratos de carbono, gordura e açúcar? “Não é nada assustador”, explica a especialista Abby Langer, em declarações à Men’s Health. Acrescentando que aquilo que acontece é que o pâncreas produz mais insulina para processar refeições com elevado teor de açúcar. Poderá sentir inchaço ou dor de estômago, mas nada de preocupante. “O corpo tem um ótima forma de se adaptar às necessidades”, acrescenta Lisa Ganjhu. Que refere ainda que este tipo de comida irá ficar mais tempo no estômago, o que fará com que a pessoa sinta mais gás e inchaço.

Estudos revelam que comer em demasia leva a hábitos menos saudáveis

De acordo com os especialistas, pode esquecer a ideia de que o metabolismo irá aumentar por comer mais. É certo que o metabolismo aumenta depois das refeições, mas não acompanha necessariamente o número de calorias ingeridas. Um dado que deverá ser tido em conta é que existem estudos que revelam que comer em demasia poderá levar a outros hábitos menos saudáveis.

E se existem especialistas que defendem que não existe mal nenhum nos dias do lixo, há quem não seja fã dos mesmos. É o caso de Jim White, um profissional da área da nutrição e fitness. “Não recomendo. Vi pessoas entregarem-se tanto a esses dias que isso acaba por estragar os ganhos semanais”, conta à Men’s Health, referindo-se ao exercício físico.

Leia também: Camarão: chupar a cabeça pode ser bom, mas é perigoso

Jim White defende que deverá entregar-se aos alimentos preferidos ocasionalmente e em porções controladas. Por exemplo, supondo que necessita de consumir 280 calorias por dia, poderá guardar 280 a 560 (duas a três vezes por semana) para os alimentos que come nos dias do lixo. Muitos especialistas defendem que este tipo de comportamento tem mais benefícios, a longo prazo, do que optar pelo dia do lixo semanal.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

03-09-2019



RELACIONADOS