Aleksandar Mitrovic, o goleador explosivo que fugiu aos três grandes de Portugal

Aleksandar Mitrovic, o goleador explosivo que fugiu aos três grandes de Portugal

Desporto

Aleksandar Mitrovic, o goleador explosivo que fugiu aos três grandes de Portugal

O ponta de lança do Fulham era expulso muitas vezes, mas hoje em dia limita-se a fazer o que melhor sabe: marcar golos. Mitrovic é uma das principais armas da equipa na luta pela subida à Premier League.

Artigo de Equipa Paraeles

12-03-2020

Fulham e Brentford abriam esta sexta-feira a 38ª jornada do Championship. Era o desafio mais interessante da ronda, com o terceiro a receber o quatro colocado. Ambas as equipas estão muito bem colocadas para garantir um dos seis primeiros lugares na classificação. E dessa forma, disputar o “play-off” de acesso à Premier League. Apenas os dois primeiros colocados do Championship acedem diretamente ao principal escalão.

Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui

Com nove jornadas por disputar, o Fulham, de Aleksandar Mitrovic, ainda parece em condições de lutar pelo apuramento direto, face aos seis pontos de atraso para o segundo (West Bromwich Albion) e aos sete para o líder Leeds United. O Brentford FC está um pouco mais longe, a 10 pontos do segundo e 11 do primeiro.

Clique na imagem, registe-se e aproveite o Bónus de Boas Vindas da Betano)

Aleksandar Mitrovic é a grande esperança do Fulham na luta pela subida à Premier League. Afinal de contas estamos a falar do melhor marcador da atual edição do Championship, com 23 golos. O sérvio surpreendeu ao permanecer nos londrinos, depois da descida de divisão na última época. E tem sido a grande figura da equipa.

Mitrovic a caminho da melhor época de sempre

É verdade que o Championship é uma excelente competição e que movimenta muito mais dinheiro do que a maioria dos campeonatos europeus. É impossível no entanto não fazer a pergunta: o que faz um jogador da qualidade de Aleksandar Mitrovic no segundo escalão?

Leia ainda: 5 razões para escolher o seu site de apostas de eleição

Quando o Fulham desceu de divisão no final da época passada, pensar-se-ia que o sérvio não teria problemas em transferir-se para um clube de outra dimensão. No entanto, acabou por ficar e caminha a passos largos para a sua temporada mais profícua. Tem 23 golos em 34 partidas oficiais, todos apontados no Championship. A melhor época da carreira foi em 2014/15, ao serviço do Anderlecht, quando marcou 28 golos em 51 partidas.

O xadrez que tem efeito relaxante e didático

Em entrevista a 20 de fevereiro ao conceituado jornal britânico “Daily Mail”, Mitrovic garantiu que está “muito feliz” no Fulham. E revelou uma faceta curiosa: adora jogar xadrez, gosto que herdou do pai, um dos melhores jogadores de sempre da Jugoslávia nesta modalidade. “Nos últimos anos passei a jogar quase todos os dias antes de ir para a cama, com a minha mulher ou online. É algo que me relaxa muito e também me ensina a antecipar e antecipar. Isso é tudo para um ponta de lança”, defende.

Veja também: As vantagens de apostar na melhor aplicação do mercado

O sérvio de 25 anos parece bem mais calmo, face a um passado não muito distante. E a prova disso mesmo é que o último cartão vermelho que viu foi em maio de 2016, ao serviço do Newcastle. “Na altura era um garoto. Entretanto, também fui pai, o que me acalmou”, confessa. Era habitual ver cartões com frequência. Em 2015, no dia em que se estreou pelo Newcastle, ao fim de 30 segundos estava a ser amarelado. E entre 2012 e 2016 foi sete vezes expulso em jogos oficiais, número exagerado para um ponta de lança. Ao longo da carreira, perdeu 23 partidas devido a castigos por cartões.

As traquinices em garoto e o vício pelo ginásio

Para além de sempre ter sido um rapaz robusto – já confessou que é viciado em ginásio – cedo se destacou pelas traquinices e, mais tarde, por comportamentos desviantes, que deram cabo da paciência dos progenitores. “O meu pai disse-me que eu seria um criminoso ou um kickboxer. Certa ocasião, houve uns 100 miúdos que atiraram pedras a um comboio antes de mim, mas a minha pedra entrou pela janela e acertou no condutor. Não restou outra opção ao meu pai senão bater-me”, contou em entrevista ao “The Telegraph”.

Na mesma entrevista, justificou o facto de não conseguir passar sem o ginásio. “O meu corpo é a minha arma e tenho de mantê-lo em forma. Preciso de me sentir forte, pois não sou rápido e habilidoso como o Sterling. Gosto de ir ao ginásio, aliás, preciso de ir ao ginásio, até nos dias de folga”, referiu.

Três grandes portugueses tentaram contratá-lo

Em junho de 2015, quando representava o Anderlecht, foi dado como muito próximo do Benfica e falou praticamente como jogador dos encarnados. “É um dos maiores clubes europeus e será um prazer e uma honra se eu puder jogar pelo Benfica. Joguei uma vez contra o Benfica em Lisboa e vi como o clube era enorme e com muitos adeptos. Tem uma história muito grande”, afirmou, na altura com 21 anos, em declarações à Rádio Renascença.

Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui

Nesses tempos foi igualmente noticiado o interesse do Sporting, mas o sérvio não teve dúvidas em descartar os leões. “informei-me sobre o Benfica em conversas com o Markovic e o Matic, que me disseram maravilhas sobre o clube. Escolhi o Benfica, quero muito jogar aí. O Sporting? Benfica é um dos maiores clubes na Europa e, sem dúvida, muito maior do que o Sporting”, defendeu. Entretanto, o FC Porto também se terá “metido ao barulho” e tentou contratar o atacante, mas nenhum dos três grandes portugueses teve sucesso.

Pouco feliz no Newcastle

Afinal de contas, o seu destino foi a fria cidade de Newcastle e não a solarenga Lisboa ou a amena cidade do Porto. Possivelmente o clima nada teve a ver, mas a adaptação não foi fácil e o seu rendimento deixou muito a desejar – apenas 17 golos em duas temporadas e meia e muitas críticas dos adeptos, até porque não foi propriamente barato, tendo custado 18,50 milhões de euros. Começaram a colocar-se algumas dúvidas acerca do seu crescimento. Será que estaríamos mesmo na presença de um ponta de lança excecional? Em janeiro de 2018, desceu um degrau, ao ser emprestado ao Fulham, do segundo escalão.

Feliz em Londres e melhor marcador da Sérvia

Em Londres, as coisas melhoraram a olhos vistos, com 12 golos em 20 partidas na época de estreia pelo Fulham. Ou seja, quase tantos como nas duas temporadas e meia anteriores. Os “cottagers” não tiveram dúvidas em dar 20 milhões de euros pela sua aquisição, no verão de 2018. No entanto, o seu rendimento na temporada de 2018/19 não foi muito famoso. Fez 11 golos em 39 encontros e a equipa desceu de divisão. Esta época, como já referimos, voltou a encantar. Não é só em Inglaterra que Mitrovic marca golos atrás de golos. Apesar de só ter 25 anos, é o melhor marcador de sempre da seleção da Sérvia, com 34 golos em 55 jogos.

Seja responsável, jogue com moderação.

Artigo escrito em parceria com a Betano.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

12-03-2020



RELACIONADOS