35 dos jogadores convocados para o Mundial passaram por Portugal

35 dos jogadores convocados para o Mundial passaram por Portugal

Desporto

35 dos jogadores convocados para o Mundial passaram por Portugal

12 foram campeões nacionais no nosso país, mas vários não tiveram sucesso e três nem chegaram a alinhar na I Liga. Conheça os 35 jogadores convocados para o Mundial que passaram por Portugal.

Artigo de André Cruz Martins

07-06-2018

Numa altura em que já se sabe quem são os jogadores que vão marcar presença do Mundial de futebol, fique a saber que 35 desses futebolistas passaram por clubes portugueses, isto, descontando os 25 que atualmente evoluem no nosso campeonato.

Deste lote de 35, houve alguns que deixaram uma marca de indiscutível qualidade, como Di María, Matic, Rodrigo, Danilo, Falcao e James Rodríguez, outros que passaram de forma muito discreta, como Diego Costa, que representou Penafiel e Sp. Braga antes de se afirmar no Atlético de Madrid, ou Thiago Silva, que atuou no FC Porto B para anos mais tarde

“explodir” no AC Milan. E três nem chegaram a jogar na I Liga portuguesa: os panamianos Fidel Escobar (Sporting B) e Ismael Diáz (FC Porto B) e o dinamarquês Kasper Schmeichel, que representou os escalões jovens do Estoril.

Neste lote de 35 atletas, 10 estiveram ligados ao Sporting, nove ao Benfica, oito ao FC Porto e três ao Sp. Braga, os clubes mais representados. Este número elevado de futebolistas que evoluíram no nosso país pode sugerir que a I Liga portuguesa é uma competição mais forte do que se supõe, até porque o poderoso Brasil conta com cinco representantes neste Campeonato do Mundo (Ederson, Danilo, Thiago Silva, Geromel e Casemiro) e outro colosso como a Argentina com três elementos (Rojo, Otamendi e Di María), isto para além de Acuña e Salvio jogarem atualmente no nosso país.

Destaque para o exemplo da Colômbia, com quatro futebolistas que passaram pelo nosso país: os ex-dragões James Rodríguez e Falcao e os ex-leões Santiago Arias e Teo Gutierrez. A Nigéria tem três elementos (John Ogu, Elderson e Shehu), tantos como o Panamá (Gabriel Gómez, Ismael Diáz e Fidel Escobar). o guarda-redes Stojkovic e o médio Matic fazem parte da equipa da Sérvia, enquanto o Peru conta com Alberto Rodríguez e Advíncula.

Destes 35 jogadores convocados para o Mundial, 12 sagraram-se campeões nacionais em Portugal

Ainda com dois representantes encontra-se a Espanha de Rodrigo e Diego Costa e o Uruguai do ex-benfiquista Urreta e de Cristian Rodríguez, que passou por FC Porto e Benfica. Marrocos, com Manuel da Costa e Carcela, é outra equipa com dois atletas que passaram por cá.

Há ainda diversas seleções com um jogador que passou por Portugal: Suécia (Lindelöf), Suíça (Gelson Fernandes), Kasper Schmeichel (camadas jovens do Estoril), Shikabala (Egito), Witsel (Bélgica) e Eric Dier (Inglaterra).

Destes 35 jogadores, 12 sagraram-se campeões nacionais em Portugal, dos quais sete ao serviço do Benfica: Rodrigo, Urreta (curiosamente apenas jogou 67 minutos no título de 2009/10), Di María, Matic, Ederson, Lindelöf e Witsel. Já cinco conseguiram-no pelo FC Porto: Cristian Rodríguez, Danilo, James Rodríguez, Falcao e Otamendi.

Por outro lado, apenas sete foram campeões nacionais na última época e ao serviço de apenas quatro clubes: Di María e Thiago Silva (PSG), Ederson, Otamendi e Danilo (Manchester City), James Rodríguez (Bayern Munique) e John Ogu (Hapoel Be’er Sheva).

Refira-se que os espanhóis Rodrigo e Diego Costa, os marroquinos Carcela e Manuel da Costa e o iraniano Amir vão defrontar Portugal na fase de grupos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

07-06-2018



RELACIONADOS