Já sentiu uma alteração na sua voz? Não, não estamos a falar daquela alteração na puberdade, mais visível nos homens. Falamos de uma alteração já em adulto e que até podem nem notar. Ora, o motivo dessa alteração pode ser o stress. Um pequeno estudo na Alemanha, com pouco mais de cem pessoas, encontrou uma ligação entre o stress no trabalho, o aumento da velocidade de fala e a intensidade da voz.
Leia ainda: Esqueça a salada e deixe-se conquistar pelo uso menos óbvio do pepino
Os participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 59 anos, deram diariamente, durante uma semana, pequenas mensagens de voz em que falavam sobre as suas rotinas de trabalho. Um software utilizado pelos investigadores analisou as mensagens e detetou mudanças nas vozes das pessoas nos dias em que estas relatavam mais situações de stress.
Stress pode provocar alterações na voz que provavelmente nunca notou
Veja também: Descoberto o motivo principal pelo aparecimento de cabelos brancos
E a que se deve isto, os responsáveis pelo estudo explicam que o aumento dos níveis de stress ativa o sistema nervoso simpático, o que provoca uma estimulação na produção de adrenalina e cortisol. Isto cria tensão muscular no pescoço e na garganta, especialmente nas cordas vocais, o que provoca as tais alterações no tom de voz. Além disso, o aumento dos níveis de stress também pode acelerar a frequência respiratória, o que aumenta também a pressão com que o ar flui na área das cordas vocais. Desta forma, acontece uma mudança na intensidade de voz e rapidez com que se fala.