Quase que em jeito de brincadeira, diz-se muitas vezes que a causa dos cabelos brancos são as dores de cabeça causadas pelos outros. Em outras palavras: o stress. E não é que a sabedoria popular acertou desta vez? É verdade. Um grupo de investigadores da universidade de Harvard apurou que o stress é um dos principais fatores por trás desta mudança na cor do cabelo.
Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui.
A justificação está no Sistema Nervoso Simpático. Os cientistas descobriram que as mudanças neste sistema, que controla ações como o bater do coração, a respiração ou a digestão, podem causar danos permanentes numa população de células estaminais responsáveis pela coloração. Estas mudanças podem ser causadas pelo stress, já que este sistema é o responsável pelas reações de stress agudo.
Clique na imagem, registe-se e aproveite o Bónus de Boas Vindas da Betano)
Aparecimento de cabelos brancos não implica necessariamente situações de stress extremo
“O sistema nervoso simpático era o último em que nós pensávamos. Sabemos que é ativado sob situações de stress. Mas normalmente pensamos nele numa emergência, para reações de lutar ou fugir, em situações não são facilmente transitórias e são reversíveis quando a ameaça desaparece. Mas descobrimos que o SNS pode dizimar permanentemente uma população de células estaminais”, explicam os cientistas, citados pelo jornal Sol.
Leia ainda: 5 razões para escolher a Betano.pt como o seu site de apostas de eleição
Os investigadores, neste estudo publicado na revista Nature, fazem questão de referir que para aparecerem estes fios de cabelo não é necessário que as pessoas estejam sujeitas a situações de stress extremo.