Ómicron e os sintomas pouco falados que requerem a sua atenção

Ómicron e os sintomas pouco falados que requerem a sua atenção

Lifestyle

Ómicron e os sintomas pouco falados que requerem a sua atenção

A Ómicron é atualmente a variante dominante da Covid-19 em Portugal e um pouco por todo o mundo. É conhecida por ser muito mais contagiosa que as anteriores.

Artigo de Equipa Paraeles

07-02-2022

A Ómicron é atualmente a variante dominante da Covid-19 em Portugal e um pouco por todo o mundo. É conhecida por ser muito mais contagiosa que as anteriores, mas por outro lado também por não causar tantos sintomas. Contudo, não é claro se tal se deve ao facto de ser uma variante mais “ligeira” ou simplesmente porque a população tem cada vez mais defesas. Isto quer seja pela toma das vacinas ou por já ter contrariado o vírus. O que é certo é que manifesta-se através de vários sintomas e um pouco diferentes das variantes anteriores.

Muitos deles acabam mesmo por passarem despercebidos e até confundidos com outro tipo de patologias. Tosse, nariz a pingar, dores de garganta ou de cabeça e fadiga são os sintomas mais comuns, mas não são os únicos. O jornal The Sun listou 4 sintomas, algo surpreendentes, que deve ter em conta.

Ómicron e os sintomas pouco falados que requerem a sua atenção

Problemas de estômago

Um dos médicos entrevistados pelo jornal britânico, o americano Bill Admire, referiu que os doentes infetados com Ómicron têm vindo a queixar-se de problemas gastrointestinais. Uma tese defendida também por Tim Spector, responsável pela aplicação de rastreio de sintomas da covid-19 Zoe Covid Symptom, que explicou que a variante pode estar a instalar-se no intestino e não no nariz. Algo preocupante porque, deste modo, podem ludibriar os testes para despistar a infeção.

Priapismo

Outro dos sintomas apontado pela publicação é o priapismo, uma ereção dolorosa e longa sem qualquer desejo sexual associado. Um dos casos reportados é o de uma criança de apenas 12 ano. No hospital, os médicos terão descoberto que a doença fez com que o sangue coagulasse no pénis do jovem. É referido também norte-americano, de 69 anos, com excesso de peso, que também foi diagnosticado com esta patologia e que acabou mesmo por falecer por complicações associadas ao vírus. Outro homem referiu que o seu pénis encolheu cerca de 3,8 centímetros, devido a danos vasculares que sofreu após ter contraído o vírus e que agora de disfunção erétil.

Leia ainda: É isto que acontece ao corpo quando abusa nas malaguetas

Alterações na pele

A palidez ou até mesmo uma mudança na cor da pele para tons mais cinzentos ou azulados podem também ser um sintoma a que deve dar bastante atenção, pois pode querer dizer que está com níveis insuficientes de oxigénio no sangue. Por outro lado, a pele pode também apresentar um tom vermelho ou roxo e algumas pessoas podem também desenvolver protuberâncias dolorosas e pele áspera, podendo também gerar-se pus. Sintomas que podem ser acompanhados de comichão, bolhas e inchaço.

Dores nos ouvidos e articulações

Outro dos sintomas referidos neste artigo do The Sun é dor nos ouvidos e articulações. Este, explicam, é ainda mais comum entre aqueles que não se vacinaram. Esta nova variante da Covid-19 é a dominante em Portugal e é conhecida por ser altamente contagiosa.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

07-02-2022



RELACIONADOS