Descubra os benefícios da cerveja na luta contra o excesso de peso

Descubra os benefícios da cerveja na luta contra o excesso de peso

Lifestyle

Descubra os benefícios da cerveja na luta contra o excesso de peso

Estudo concluiu que a cerveja não tem qualquer efeito negativo na alteração corporal e até pode ajudar a perder peso.

Artigo de Equipa Paraeles

11-12-2019

A cerveja tem uma conotação negativa junto daqueles que querem perder peso. É uma bebida muitas vezes apelidada de inimiga da dieta, muito por culpa da afamada “barriguinha de cerveja”, mas será mesmo assim?  Vários estudos recentes têm colocado essa ideia de parte. Agora foi a vez de um estudo espanhol, publicado na revista científica Nutrients. Descubra os benefícios da cerveja na luta contra o excesso de peso.

Leia ainda: Mindful eating, a forma de perder peso sem dietas nem exercício físico

Segundo os especialistas espanhóis, o consumo regular de cerveja não tem qualquer efeito na alteração corporal daqueles que realizam treinos do tipo HIIT (treinos intercalados de alta intensidade). Para chegar a esta conclusão, os autores do estudo acompanharam um grupo de 72 pessoas durante 10 semanas.

Os participantes foram divididos em dois grupos: um de sedentários e o outro de praticantes de HIIT. Os elementos do primeiro grupo tiveram que consumir álcool enquanto aos praticantes de HIIT foi dada a possibilidade entre consumir ou não. Os que optaram por beber receberam cerveja ou água com gás misturada com vodka. Já os outros receberam cerveja sem álcool ou água com gás normal.

Descubra os benefícios da cerveja na luta contra o excesso de peso

A cerveja pode fazer parte de um padrão alimentar saudável

A composição corporal de todos os participantes (massa corporal, circunferência da cintura, razão cintura/quadril, gordura abdominal e densidade óssea) foi medida no início e final das 10 semanas e, imagine-se, não se registaram quaisquer alterações negativas na composição corporal dos participantes. E mais surpreendente ainda: todos os elementos do grupo do HIIT – mesmo os que beberam álcool – perderam gordura corporal e ganharam massa muscular magra.

Veja também: Escovar os dentes várias vezes ao dia previne problemas de coração

“As mudanças na composição corporal geralmente ocorrem com a melhoria dos padrões alimentares e um treino regular. O álcool pode fazer parte de um padrão alimentar saudável. Mas deve estar dentro das necessidades totais de calorias da pessoa”, explica Cristina Molina-Hidalgo, da Universidade de Granada. “Muitas vezes, quando os indivíduos consomem álcool — com ou sem exercício — e não levam em consideração as calorias adicionais, o ganho de peso ocorre, levando a efeitos negativos na composição corporal geral”, diz ainda.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

11-12-2019



RELACIONADOS