É isto que acontece ao corpo quando deixa de beber café

É isto que acontece ao corpo quando deixa de beber café

Lifestyle

É isto que acontece ao corpo quando deixa de beber café

Já se imaginou sem aquele café de manhã que o ajuda a acordar? Saiba os efeitos que deixar de beber café pode ter no nosso corpo.

Artigo de Hugo Mesquita

19-05-2020

Beber café – e em especial aquele logo pela manhã, para acordar – é um hábito de milhões e um pouco por todo o mundo. Transforma-se de tal forma num ritual “obrigatório”, parte da rotina, que depois torna-se difícil deixar de beber café. O que até se pode justificar por alguns efeitos que este “cortar” com o café tem no nosso corpo.

Aproveite este bónus de 50 euros para ganhar dinheiro a jogar casino ou a apostar. Registe-se aqui

Os efeitos são os mais variados e até podem ser algo contraditórios. Sabia, por exemplo, que deixar de beber café tanto pode fazer com que engorde, como pode também ajudar a que emagreça? Sim, é verdade. A publicação de temas ligados à saúde, The Healthy, fez um levantamento de 10 efeitos no nosso corpo que se manifestam depois de deixarmos de beber café. Alguns são mais óbvios, mas outros prometem deixá-lo, no mínimo, surpreendido.

Veja o vídeo:

Saiba o que acontece ao corpo quando deixa de beber café:

Dormir melhor. Um estudo publicado, em 2013, no Journal of Clinical Sleep Medicine concluiu que a ingestão de cafeína seis horas antes de ir dormir pode prejudicar o ciclo de sono naquela noite.

Mais dores de cabeça. Toda a gente já sentiu uma dor de cabeça quando passou algumas horas sem cafeína. Quando paramos de tomar café, priva o corpo de adrenalina e dopamina, hormonas que atuam como estimulantes naturais e o mantêm acordado. Em vez disso, uma inundação de adenosina – uma hormona responsável pelo descanso e pelo cansaço – corre para a cabeça, causando uma alteração na química do cérebro que resulta numa dor de cabeça.

Este é o melhor vídeo de sempre de Marisa Cruz

Leia ainda: 6 hábitos alimentares que enfraquecem o sistema imunitário

Vai sentir-se doente. Aqueles que param de consumir café relatam sintomas como depressão, ansiedade, tonturas, e até sintomas semelhantes aos da gripe. No entanto, estes sintomas são passageiros e duram, no máximo, duas semanas.

Sorriso mais saudável. Cortar com o café protegerá os seus dentes e fará com que fiquem mais brancos.

Menos antioxidantes. Muitas estudos, incluindo um publicado, em 2015, no PLoS One, descobriram que o café pode atuar como antioxidante. Outros estudos apontam mesmo para um risco reduzido de certas doenças entre consumidores da bebida.

Deixar esta rotina pode ajudar a ganhar ou perder peso

Dificuldades de concentração. Deixar de esta bebida quente pode fazer com que se sinta cansado e irritado, o que irá contribuir para que tenha mais dificuldade em se manter concentrado.

Não perca: Divirta-se e ganhe dinheiro com as melhores slots machines (e sem sair de casa)

Ganhar peso. O café pode reduzir temporariamente o apetite. Ao deixá-lo, fará com que procure substituí-lo por alimentos carregados de gordura ou açúcar. Isto é ainda mais evidente entre aqueles que bebiam com açúcar, uma vez que o corpo vai sentir falta dessa dose de açúcar que consumia.

Obstipação. Ajuda a facilitar o trânsito intestinal e nos primeiros tempos de ausência de cafeína poderá sentir algumas dificuldades nesse campo.

Veja também: Descubra se as bebidas alcoólicas aumentam o risco de contágio do coronavírus

Perder peso. Isto depende da forma como bebia café. Pode não só livrar-se do café propriamente dito, mas também de outros acompanhantes como açúcar ou natas que não são nada amigos das dietas.

Vai sentir-se mais calmo. Como é um estimulante, a cafeína  aumenta os níveis de adrenalina e de hormonas de stress no corpo. Ao deixar, vai sentir-se, naturalmente, mais calmo.

Veja também: Jogue roleta online e arrisque-se a ganhar dinheiro

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-05-2020



RELACIONADOS