Quando o tema são especiarias, existe uma que tem vindo a destacar-se das demais. E existem bons motivos para que isso aconteça. Falamos da cúrcuma, uma planta que pertence à família do gengibre. E se há quem fique encantado com o tom dourado desta especiaria, os adeptos da alimentação saudável estão rendidos ao bem que faz à saúde.
Junte-se a nós no Instagram
À boleia da fama da cúrcuma, a BBC partiu em busca dos benefícios desta especiaria. Algo que foi feito no projeto Ask Me, I’m a Doctor, Pergunte-me, Sou Médico, em português. O estudo consistiu na criação de três grupos distintos de adultos. O primeiro tinha de acrescentar, todos os dias, uma colher de chá de cúrcuma ao leite, iogurte ou outros alimentos. O segundo consumia um suplemento da especiaria com a mesma quantidade de uma colher de sopa. Já o terceiro, serviu apenas de grupo de controlo, consumindo somente um suplemento de placebo.
Leia ainda: Sumo de laranja pode não ser tão saudável quanto esperaria
O trabalho desenvolveu-se ao longo de seis semanas e os cientistas da BBC chegaram à conclusão de que consumir diariamente cúrcuma é algo que traz “mudanças consideráveis” à saúde. De acordo com Martin Widschwendter, professor da University College, em Londres, a equipa de cientistas ficou admirada. Isto porque a especiaria teve uma atuação “num gene envolvido em quatro doenças: a depressão, asma, eczema e cancro”.
Por sua vez, Kristen Brandt, da Universidade de Newcastle, explica o motivo pelo qual a cúrcuma apresentou melhores resultados do que o suplemento oral. Algo que está relacionado com o facto de a mistura ter sido feita com alimentos, o que leva a que o efeito da especiaria seja mais intenso. Fazendo ainda com que exista uma melhor absorção por parte do organismo.
Fotos: iStock by Getty Images