Risco de Alzheimer aumenta 75% para quem consome fast food

Risco de Alzheimer aumenta 75% para quem consome fast food

Lifestyle

Risco de Alzheimer aumenta 75% para quem consome fast food

Estudo japonês conclui que os altos níveis de gorduras trans no sangue podem ter entre 50% a 75% mais probabilidades desenvolver Alzheimer ou demência.

Artigo de Equipa Paraeles

06-11-2019

O alerta é de um estudo japonês que concluiu que que os altos níveis de gorduras trans no sangue podem ter entre 50% a 75% mais probabilidades desenvolver a doença de Alzheimer ou demência. Este tipo de gorduras estão presentes nas margarinas, vegetais, batatas fritas, comida pré-cozinhada e fast food.

As conclusões foram apresentadas na revista científica Neurology, citada pela CNN. “Este estudo demonstra que existem resultados cerebrais/cognitivos negativos, além dos resultados cardiovasculares conhecidos, que estão relacionados a uma dieta com alto teor de gorduras trans”, explicou o neurologista Dr. Neelum T. Aggarwal, que não esteve diretamente envolvido no estudo em questão.

Leia ainda: Sumo de laranja pode não ser tão saudável quanto esperaria

Para apurar estes resultados, os investigadores acompanharam mais de 1600 homens e mulheres japoneses sem sinais prévios de demência durante 10 anos. Os autores do estudo fizeram análises de sangue aos inquiridos para avaliar o nível de gordura trans no sistema. Analisaram também outros fatores que podem afetar o risco de demência, como pressão alta, diabetes e tabagismo.

Veja o vídeo:

Pessoas níveis mais altos de gorduras trans têm de 52% a 74% mais hipóteses de desenvolver Alzheimer

Terminados os 10 anos, os cientistas japoneses concluíram que as pessoas com os dois níveis mais altos de gorduras trans tinham 52% e 74% mais hipóteses de desenvolver Alzheimer do que as pessoas com os níveis mais baixos. “É difícil evitar completamente as gorduras trans, e o risco de uma pequena quantidade de gorduras trans não é claro. Seria melhor tentar evitá-los o máximo possível”, explica Toshiharu Ninomiya, um dos autores do estudo, professor de saúde pública na Universidade de Kyushu, do Japão, em entrevista ao jornal New York Times.

Veja também: 6 erros cometidos com frequência na cozinha que são perigosos para a saúde

Também conhecidas como ácidos graxos trans, as gorduras trans artificiais são criadas por um processo industrializado que adiciona hidrogénio aos óleos vegetais líquidos para torná-los mais sólidos. São utilizadas na produção do mais variado tipo de alimentos como pão, pizzas congeladas, gelados ou bolas. Como dito anteriormente, estão também presentes nas margarinas, vegetais, batatas fritas, comida pré-cozinhada e fast food.

Vários outros estudos já tinham abordado o tema. Revelaram que as gorduras trans são prejudiciais à saúde porque quando são absorvidas pelo organismo interferem no metabolismo. Além do Alzheimer, são também responsáveis pelo risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo 2.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

06-11-2019



RELACIONADOS