Um comportamento comum, adotado pelas pessoas que estão a seguir planos alimentares, passa pela contagem de calorias dos alimentos que se ingerem. Mas tudo isto poderá ser uma perca de tempo. Pode mesmo ser aquilo que menos importa para quem deseja perder os quilinhos que tem a mais. Quem o garante é um grupo de investigadores.
Um estudo, publicado no site norte-americano JAMA, refere que a redução da quantidade de calorias que se ingerem não é o melhor conselho para aqueles que têm como objetivo perder peso. De acordo com o trabalho, os participantes que reduziram o consumo de açúcar adicionado, cereais refinados e alimentos altamente processados passando a estar mais focados numa alimentação rica em vegetais e alimentos integrais, acabaram por perder um peso considerável. Isto sem existir uma contagem de calorias.
Importa a qualidade e não a quantidade
A equipa de investigadores acompanhou 600 pessoas que foram divididas em dois grupos: os que seguiam dietas pobres em gorduras e pobres em hidratos de carbono. A conclusão foi a de que a redução de hidratos, gorduras e calorias não teve impacto na perca de peso. Já as mudanças na qualidade da dieta é que acabaram por ser a chave do sucesso. Por isso, esqueça a matemática e foque-se na qualidade dos alimentos que coloca no prato.