As montanhas, o esqui e a capital Innsbruck da província austríaca de Tirol

As montanhas, o esqui e a capital Innsbruck da província austríaca de Tirol

Lifestyle

As montanhas, o esqui e a capital Innsbruck da província austríaca de Tirol

O Tirol é uma província federal austríaca atravessada pelo rio Inn e que tem os Alpes como pano de fundo. Destaca-se pelas imponentes montanhas e lagos, fazendo fronteira com a Alemanha a norte e com a Itália e a Suíça a sul.

Artigo de André Cruz Martins

30-10-2019

O Tirol é uma província federal austríaca atravessada pelo rio Inn e que tem os Alpes como pano de fundo. Destaca-se pelas imponentes montanhas e lagos, fazendo fronteira com a Alemanha a norte e com a Itália e a Suíça a sul. É uma das melhores regiões na Europa para a prática de desportos de inverno, especialmente esqui. E a sua capital, Innsbruck, tem um centro histórico muito interessante. Conheça ainda Lech Zürs am Arlberg, uma vila conhecida pela magnífica gastronomia.

À descoberta de Innsbruck

Innsbruck tem um centro histórico bastante interessante, onde se destaca o Triumphpforte. Trata-se de um arco do triunfo mandado construir pela Imperatriz Maria Teresa, para comemorar o casamento do seu filho. No entanto, poucos dias depois, o seu marido teve morte súbita e a Imperatriz acrescentou elementos ao arco para homenageá-lo.

Leia ainda: Em Zurique há igrejas históricas, compras de luxo e, claro, muito queijo e chocolate

Mesmo ao lado fica a Annasäule, uma coluna com 13 metros de altura que tem uma estátua de Nossa Senhora no topo. Foi construída em 1706, para comemorar a expulsão dos bávaros da região de Tirol. Não deixe de passear pela Maria-Theresien-Strasse, a rua principal do centro, enquanto admira os edifícios barrocos, com a incrível vista dos Alpes por trás.

Visite ainda o Goldenes Dach. O edifício foi terminado em 1500 e tem o telhado decorado com 2738 telhas de cobre dourado, uma ordem do imperador Maximilian para celebrar o seu casamento. Depois de descobrir Innsbruck, o melhor é partir à descoberta do Tirol e das suas montanhas e colinas verdejantes. Alugue um carro e delicie-se com paisagens de cortar a respiração.

Duas estâncias de esqui para explorar

A época do esqui no Tirol dura de outubro a maio. Ötztal é uma das melhores e possui duas áreas distintas, Sölden e Obergurgl/Hochgurgl. Estão separadas por 20 quilómetros, mas existe um autocarro que faz a ligação entre ambas. Quem comprar o passe para uma semana de uma área tem direito a esquiar um dia na outra, mediante o pagamento de 10 euros.

Veja também: Rijeka é um tesouro escondido na Croácia com muita história e um grande parque nacional

Sölden é uma zona mais animada, pois tem lojas, restaurantes, um hotel de 5 estrelas, dois de 4 estrelas e vários hostels. Os hotéis têm todos SPA e piscinas interiores aquecidas. A área esquiável em Sölden é de 145 quilómetros e a pista mais longa tem 12 quilómetros. Quem quiser pode ficar free-ride, ou seja, fora de pista.

Lech Zürs am Arlberg é a maior estância de esqui na Áustria. É o berço deste desporto nos Alpes e foi aqui que foi construído o primeiro elevador de esqui na Áustria. Tem qualquer coisa como 305 quilómetros de pistas e 200 quilómetros de descidas em neve profunda, a grande altitude.

Lech Zürs am Arlberg é uma vila com deliciosa gastronomia

Lech Zürs am Arlberg é também uma zona muito bem servida por restaurantes. De resto, é conhecida como um dos locais onde melhor se come na Áustria. Aconselhamos o restaurante Hûs Nr 8, que fica numa pequena casa de madeira. As refeições são baseadas em receitas tradicionais com um toque moderno. A especialidade da casa é a sopa de queijo, mas também se destaca pela variedade de fondues e pelo magnífico pato.

A culinária austríaca é derivada da cozinha do Império austro-húngaro, com influências checas e italianas. A carne e a batata predominam, com muitos assados. As comidas são pesadas e com muita proteína animal, de modo a aguentar o frio do inverno.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Tirol.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

30-10-2019



RELACIONADOS