5 bons motivos para começar a comer ovos com mais frequência

5 bons motivos para começar a comer ovos com mais frequência

Lifestyle

5 bons motivos para começar a comer ovos com mais frequência

Os ovos são uma importante fonte nutricional e trazem vários benefícios para o organismo.

Artigo de Hugo Mesquita

09-07-2020

Uma das principais vantagens dos ovos é o facto de se adaptarem a diferentes pratos e formas de cozinhar. São sem dúvida um bem essencial em qualquer cozinha, o que é ainda mais evidente se tivermos em conta os inúmeros benefícios que trazem ao organismo.

Leia ainda: 4 formas de perceber que anda a abusar no café

Desde logo, os ovos são uma forma fácil e rápida de consumir proteínas, tão essenciais para a nossa saúde. Mas além disso, são também ricos em aminoácidos, antioxidantes e gorduras saudáveis. Um erro comum é apontar os benefícios como um exclusivo das claras, mas as gemas têm um nutriente muito importante, chamado colina, que ajuda a combater a gordura.

E os efeitos práticos de todas estas propriedades nutricionais? São várias. O site Eat This, Not That! enumerou um grande número de benefícios para o organismo de uma dieta rica em ovos. Apontamos cinco que mais nos chamaram à atenção e que, muito provavelmente, não conhecia.

5 benefícios dos ovos no organismo

Fortalecimento do sistema imunitário. Os ovos são ricos em selénio, um nutriente que ajuda a apoiar o sistema imunitário e a regular as hormonas da tiróide.

Mais energia. A vitamina B12 presente nos ovos ajuda o organismo no processo de converter os alimentos em energia.

Alimento para o cérebro. Lembra-se da colina que falámos anteriormente? É um componente das membranas celulares e é necessário para sintetizar a acetilcolina: um neurotransmissor. Estudos mostram que a falta de colina tem sido associada a distúrbios neurológicos e à diminuição da função cognitiva.

Veja também: Saiba quais são os 5 momentos do dia em que tem mesmo que beber água

Dentes e ossos mais fortes. Os ovos são uma das poucas fontes naturais de vitamina D, importante para a saúde e a força dos ossos e dentes. É um aliado importante para o organismo na absorção de cálcio.

Menos stress. A lisina, um aminoácido presente nos ovos, ajuda a reduzir significativamente os níveis de ansiedade e stress. Isto deve-se pela forma como regula a serotonina, a hormona do bem-estar e felicidade, no sistema nervoso.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

09-07-2020



RELACIONADOS