A dieta low carb, que se destaca por um reduzido teor de hidratos de carbono é uma das mais populares do mundo. E tal como acontece com tantas outras tendências alimentares, também este plano alimentar está associado a muitas ideias erradas. Que acabam por ser transmitidas entre pessoas como sendo uma verdade que ninguém pode colocar em causa. De modo a ajudar a perceber melhor esta dieta, a Healthline alerta para aquelas que são três ideias erradas sobre a o plano alimentar low carb.
Leia ainda: Jejum intermitente faz maravilhas à massa gorda e aumenta rendimento físico
1 – Não é fácil manter esta dieta
É uma das ideias mais populares. De acordo com a publicação, a ciência não sustenta esta ideia. Na realidade, é um plano alimentar que possibilita que coma até que se sinta saciado e enquanto perde peso. Algo que acaba por ser melhor do que planos alimentares com restrições a nível de calorias ingeridas.
É errado pensar que uma dieta com um baixo teor de hidratos de carbono é difícil de manter
2 – É prejudicial para o coração
É um facto que dietas com um reduzido nível de hidratos de carbono costumam ser ricas em colesterol e gordura, sem esquecer a gordura saturada. Ainda assim, não existe uma sustentação de que o colesterol dietético e a gordura saturada provoquem danos. Além disso, estudos sobre este tipo de dietas provam que até ajudam a melhorar fatores de risco associados a doenças cardíacas.
3 – Só são boas porque se ingerem menos calorias
Outra ideia errada. É que além de reduzirem a ingestão de calorias, são dietas que acabam por ter um papel positivo no que à saúde metabólica diz respeito.
Fotos: Shutterstock