Sónia Roque: “Odeio que me chamem Barbie”

Sónia Roque: “Odeio que me chamem Barbie”

Galerias

Sónia Roque: “Odeio que me chamem Barbie”

É viciada em livros e não pratica desporto. Esta podia ser a descrição de uma qualquer geek, mas Sónia Roque retira-nos essa ideia da cabeça à medida que percorremos o seu feed no Instagram.

Artigo de Hugo Mesquita

30-10-2020

A melhor forma de descrever Sónia Roque é dizer que é uma viciada em livros. Essa paixão pela leitura fez com que criasse um projeto nas redes sociais, Thbookreader, para influenciar outras pessoas a ler mais. Em tempos de pandemia, com mais tempo livre, tem aproveitado sobretudo para colocar as muitas leituras em dia. Gosta dos clássicos do rock, viajar para ela é sinónimo de conhecer cada recanto de Portugal e as curvas generosas, garante-nos nada tem a ver com a prática de desporto – que é nenhuma. A culpa? É dos genes.

Olá, Sónia. Apresenta-te aos nossos leitores.
Olá! Chamo-me Sónia Roque, tenho 28 anos e vivo em Oeiras há 20 anos. Tirei um curso profissional de Coordenação e Produção de Moda, na Escola de Moda de Lisboa. Área na qual estagiei, numa conhecida cadeia de televisão. Neste momento, devido à pandemia, não estou a trabalhar. Mas no futuro gostaria de ver o meu projeto referente à leitura crescer e poder dedicar-me mais a isso.

Como tens passado este período menos bom que atravessamos?
Tem servido para me focar mais ainda no meu projeto e tenho conseguido ser mais criativa, por ter mais tempo livre. Portanto, ocupo o meu dia a criar conteúdo para a página que tenho desde novembro de 2019 no Instagram, que se chama Thbookreader e tenho lido bastante.

Como costuma ser o teu verão?
O meu verão costuma ser passado aqui na linha entre praia e piscina. Nos últimos anos, tenho aproveitado também para conhecer outras cidades do nosso País, existem sítios lindíssimos e tenho pena que os portugueses, por vezes, desvalorizem o que temos por cá.

“Gosto de biquínis simples, o típico triângulo com a parte de baixo mais cavada no rabo”

Preferes praia ou piscinas?
Entre praia e piscina, prefiro o primeiro. Não dispenso o pé na areia e a pele salgada pelo mar.

E como são os teus biquínis?
Prefiro os mais simples. Entre castanho e preto, são as cores que mais uso. Sobre os formatos, prefiro o típico triângulo e a parte de baixo mais cavada no rabo.

Falemos de viagens.
Costumo viajar cá dentro, ainda não tive oportunidade de sair do país. Voei apenas para a Madeira, em 2009. Prefiro explorar primeiro o que temos por cá e depois aventurar-me a ir para fora. Aconteceram-me várias peripécias numa viagem que fiz em novembro para Monchique. Toda a viagem e estadia correram super mal. Perdi-me, fiquei sem rede no telemóvel, não tinha acesso ao GPS, queria almoçar e não havia um restaurante que aceitasse pagamento em multibanco, mas também não tinha onde levantar dinheiro. Foi um fim de semana complicado.

“Viagens para mim são sinónimo de descanso na praia e umas boas leituras”

Tens algum destino em mente para uma próxima viagem?
Nos próximos tempos gostaria muito de ir à Tailândia, é o primeiro destino que gostava de visitar assim que tiver oportunidade, devido às suas paisagens paradisíacas. Nunca tive muita queda para visitar cidades. Viagens para mim são sinónimo de descanso na praia e umas boas leituras.

Fala-nos agora dos teus gostos musicais.
Os meus pais sempre ouviram boa música. Sempre se ouviu boa música cá em casa. Em termos de bandas sempre gostei muito dos Queen, Dire Straits, Pink Floyd, Genesis. Mais recente, gosto muito dos Imagine Dragons. O melhor concerto que já fui, foi sem dúvida, o dos Queen. Gostaria muito de ter tido o privilegio de ouvir ao vivo o Freddie Mercury, mas o Adam Lambert deu um bom espetáculo.

E festivais?
Nunca fui a nenhum festival. A música que se produz hoje em dia não me puxa tanto para querer ir a um festival.

“Prefiro exercitar o intelecto”

Falemos de futebol.
Não ligo a futebol nem nunca houve nenhum clube que seguisse. O que sigo mesmo é a nossa Seleção.

Praticas algum desporto?
Nunca pratiquei nenhum tipo de desporto nem é algo que me veja algum dia a fazer, embora sempre tenha gostado muito de ténis. Eu tenho preferência por exercitar mais o intelecto, pelo menos nesta fase da minha vida.

O que gostas mais no teu corpo?
O que gosto mais no meu corpo… eu não posso dizer que há algo que eu não goste, portanto, aceito-me tal como sou. Não tenho uma parte que goste mais em detrimento de outra. Felizmente gosto de tudo por igual.

“Os homens gostam o facto de de ser uma mulher inteligente, culta e bem resolvida”

E o que gostas mais num homem?
O que mais gosto de um homem é que seja inteligente, que tenha amor próprio e confiança em si. O sentido de humor é muito importante também.

E o que gostam mais eles em ti?
O que os homens mais gostam em mim, talvez seja o facto de ser uma mulher inteligente, culta e bem resolvida.

Qual o piropo mais engraçado/estranho que já recebeste?
Eu sinceramente não gosto muito de piropos porque é mesmo muito raro serem feitos de forma inteligente. Mas um dia eu ia a correr para o trabalho, tinha acabado de estacionar o carro, estava a atravessar a estrada fora da passadeira e vinha lá um carro, que abrandou, abriu a janela e disse “não sabia que as flores andavam”. Super fora, mas o senhor foi simpático e quebrou ali um bocado o stress da manhã de correr para o trabalho, então acabei por me rir e não fui antipática.

“Os genes ajudam muito”

Como ocupas o teu tempo livre?
Ocupo o meu tempo livre a ler, escrever, ver filmes, séries e a estar com os amigos e família.

Que séries andas a ver?
Agora ando a ver uma série na HBO que se chama The Newsroom, terminei há uns dias de ver uma igualmente boa mas na Netflix que se chama The Kominsky Method.

Como é que manténs a linha?
Eu não faço qualquer tipo de exercício físico. Mantenho a linha porque tenho cuidado com a alimentação. E os genes ajudam bastante.

Costumas fazer muitas sessões fotográficas?
Não faço uma sessão fotográfica há uns bons anos. Prefiro fotografar-me a mim mesma. Mas os convites surgiram sempre de amigos que eram fotógrafos e decidi aceitar alguns. Sendo que tinha confiança para tal. Com desconhecidos não consigo estar muito à vontade.

Qual é a tua foto preferida do teu Instagram?

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ? ????? ? (@asoniaroque) a

A minha foto preferida do meu perfil é esta porque me lembra dos bons tempos de praia, dos quais já tenho muitas saudades e não sei quando irão voltar.

Qual é o tipo de foto que os teus seguidores mais gostam?
O tipo de foto que os meus seguidores mais gostam, pelo menos a avaliar pelos likes, são as fotos em biquíni.

“Já recebi de tudo um pouco, desde fotografias não solicitadas a piropos de super mau gosto”

E qual foi a mensagem mais caricata que recebeste pelas redes sociais?
Infelizmente, já recebi de tudo um pouco. Desde fotografias não solicitadas, a piropos de super mau gosto. Odeio que me chamem Barbie, para mim é um insulto. As mais engraçadas vêm sempre de pessoas que conheço. Ou quando contesto alguma coisa nos stories e alguém vem em tom de provocação, mas com bom gosto, meter-se comigo.

O que é que os teus amigos e namorado acham das fotos que partilhas?
Eu não tenho namorado, mas todos os meus amigos me apoiam no conteúdo de coloco. Felizmente estou rodeada de pessoas que me aceitam tal como sou, nas minhas opções, e me apoiam.

Quanto tempo demoras, depois de acordares, até ires dar uma espreitadela no feed do Instagram?
Por norma, quando acordo cumprimento sempre as pessoas com quem vivo e trato de acordar a minha cadela. Só depois pego no telemóvel.

E qual é a última coisa que fazes antes de adormecer?
A última coisa que faço antes de adormecer é sempre comer uma tijela de cereais com leite quente. Não pode falhar!

Ainda não segue a Sónia Roque no Instagram? Então não sabe o que anda a perder.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

30-10-2020



RELACIONADOS