Afinal quanto custa ter muitos seguidores no Instagram? Muitos milhões, podemos aqui afiançar. Esta rede social tem ganho grande protagonismo nos últimos tempos e é cada mais vista pelas grandes empresas como uma verdadeira oportunidade de negócio. Uma forma excelente para exporem os seus produtos.
Para isto, precisam de nomes. Perfis que tenham seguidores suficientes para que a sua mensagem chegue mais longe. Em Portugal, temos vários exemplos. Quantas personalidades já viu a fazer publicidade no Instagram a produtos de fitness, por exemplo? Estas publicações são pagas (e muito bem, diga-se).
Ainda que noutra realidade, completamente diferente da portuguesa, temos Cristiano Ronaldo. Por cada publicação patrocinada no Instagram, o melhor jogador do mundo recebe uma quantia a rondar os 640 mil euros. Mas acredite que este valor, que à primeira vez pode parecer impressionante, até peca por escasso.
O capitão da Seleção Nacional é a personalidade masculina com mais seguidores no Instagram e, no geral, é apenas superado pela cantora Selena Gomez. O craque português tem 140 milhões de seguidores e Selena supera-o apenas por um milhão.
Com esta base de seguidores, espera-se que tanto Ronaldo como Selena estejam entre as personalidades que mais recebem por cada publicação patrocinada. Desconhecendo se estão, ou não, resta-nos analisar o que se sabe.
Uma empresa de marketing estudou a parceria que Selena Gomez tem com a marca Puma. Não são conhecidos os valores, mas o estudo indica que cada publicação da cantora com um produto tem um impacto comercial a rondar os 3 milhões de euros. Chegou-se a este valor a partir de uma comparação do “engagement” de uma foto publicada na conta da Puma e outra no perfil da cantora – 8,2 milhões de seguidores contra os 140 de Selena.
Conhecendo-se este valor, pode se concluir que o valor que Ronaldo recebe por publicação não se adequa à exposição que o melhor jogador do mundo oferece. É importante também referir que, ainda que o valor de uma publicação de Selena seja de 3 milhões de euros, isso não representa aquilo que realmente ganha.
Stefano Gabbana diz que Selena Gomez “é muito feia”
Esta é uma polémica que demonstra o poder se Selena nas redes sociais. O verniz estalou quando a “The Catwalk Italia”, uma página de moda italiana, publicou no Instagram uma montagem com cinco fotografias de Selena Gomez com diferentes vestidos italianos, convidando os seguidores a elegerem o melhor. Stefano Gabanna partilhou a sua opinião, escrevendo apenas que a cantora “é muito feia”.
O comentário deu origem a uma grande discussão, com diversos fãs de Selena Gomez a responderem ao criador italiano. “Tenha vergonha por fazer bullying online. Não interessa se é visto por um milhão ou por uma pessoa apenas, é bullying. É errado”, escreveu um utilizador.
Esta não é a primeira controvérsia entre o estilista italiano e uma figura pública. Stefano Gabanna já tinha mantido uma discussão com outra cantora, Miley Cyrus, depois desta ter criticado algumas das ideias da Dolce & Gabanna.