Xabi Alonso é o treinador do momento. O espanhol acaba de conduzir o Bayer Leverkusen ao primeiro título da história do clube alemão e no momento em que este texto é escrito a equipa de Grimaldo mantém-se invicta em todas as competições. Desejado por muitos clubes, o treinador garantiu que irá permanecer na Alemanha na próxima temporada. Agora, imagine que em tudo aquilo que leu até agora trocávamos o nome do Bayer Leverkusen pelo do Sporting de Braga. Mentira? Brincadeira? A verdade é que Xabi Alonso esteve muito, mas mesmo muito perto de ser treinador do clube português.
Leia ainda: Wrexham tenta imitar o que Peseiro fez com Nacional em Portugal
Ex-jogador do Benfica marca grande golo
A história é dada a conhecer pelo Record e remonta à primavera de 2022. Nessa altura, António Salvador, presidente do Braga, reuniu-se diversas vezes com Xabi Alonso. O então treinador da equipa secundária dos espanhóis da Real Sociedad ficou seduzido pelo projeto do clube português e terá mesmo aceitado mudar-se para Portugal. Só que um desejo do ex-jogador do clube dez ruir o negócio. A promessa de que seria treinador da equipa principal da Real Sociedad fez com que dissesse não a Salvador. Ironia das ironias, o treinador não chegou à equipa principal do clube espanhol, mudou-se para a Alemanha no início desta época e o resto está à vista de todos.
Aposta em outro treinador sensação
Sem Xabi Alonso, António Salvador virou-se para outro nome. E esta história tem contornos semelhantes à primeira. O presidente do Braga quis contratar Francesco Farioli, italiano que estava na Turquia e que tinha apenas 33 anos. O treinador veio diversas vezes a Braga e estava prestes a assinar. O negócio só caiu porque houve receio devido ao facto de não ter o nível exigido para ser treinador principal em Portugal. Francesco Farioli acabaria por mudar-se para os franceses do Nice, sendo visto como um dos treinadores sensação do campeonato francês.
Artur Jorge terceira opção
A opção que restou a António Salvador foi promover Artur Jorge, treinador da equipa secundária do Braga, à equipa principal. E a verdade é que a aposta não foi errada. O técnico conseguiu apurar a equipa para a Liga dos Campeões. Já nesta época conquistou a Taça da Liga, abandonando clube recentemente, com alguma polémica à mistura. O atual treinador dos brasileiros do Botafogo já fez saber, através de entrevista ao jornal A Bola, que tinha todos os indicadores de que seria dispensado no final da época. Na próxima época será Daniel Sousa, atual técnico do Arouca, quem irá assumir o comando da equipa.
Fotos: Reprodução Instagram