10 anos depois de vencer Roland Garros, Federer enfrenta a sua besta negra

10 anos depois de vencer Roland Garros, Federer enfrenta a sua besta negra

Desporto

10 anos depois de vencer Roland Garros, Federer enfrenta a sua besta negra

Roger Federer e Rafael Nadal vão se defrontar nas meias finais de Roland Garros. Encontro está marcado para esta sexta-feira, 7 de junho.

Artigo de Hugo Mesquita

05-06-2019

Roland Garros estava a precisar disto. O torneio francês é porventura o mais mediático dos quatro Grand Slam e por isso mesmo seria quase um crime não poder contar no quadro com aquele que é considerado unanimemente como o melhor tenista de todos os tempos: Roger Federer. O suíço regressou quatro anos depois e está já nas meias finais da prova. Vai encontrar o melhor tenista da história de Roland Garros e um dos melhores de sempre no geral: Rafael Nadal.

O tenista espanhol joga em “casa” e em terra batida é o rei, pelo que parte para este jogo como claro favorito. Mas isto está longe de serem favas contadas. Os últimos 5 encontros entre os dois foram vencidos por Federer (um deles, uma desistência de Nadal antes do início do embate), mas todos em superfície rápida. Em terra batida, o ascendente é claro para Nadal: 13 vitórias em 15 encontros.

Leia também: Kei Nishikori, o tenista que viaja de avião privado e ganha 27 milhões ao ano

Em Roland Garros, vão se encontrar pela quinta vez. Nadal venceu sempre e com uma margem confortável – 1 jogo com o parcial 3-0, e outros 3 com o parcial 3-1. Ambos os jogadores têm tido um percurso interessante até a este ponto da prova. Nadal apenas cedeu um set nos cinco jogos que disputou, frente a Goffin, e Federer derrotou o amigo Stan Wawrinka numa épica batalha entre os dois suíços, demonstrando estar em grande forma.

Dieta de Federer é o segredo da longevidade

A nível físico Nadal leva também alguma vantagem. E isto porque Federer teve um exigente embate com Wawrinka com dois tie breaks e um parcial de 3-1. Enquanto que o espanhol atropelou por completo Kei Nishikori em três sets por 6-1, 6-1 e 6-3, em menos de duas horas.

Os 37 anos do suíço podem acusar por esta altura. Ainda que o tenista não tenha demonstrado qualquer tipo de quebra física, até ao momento, na prova. Perto de completar 38 anos, Fed Ex parece ter entrado numa máquina do tempo e jogar com um corpo de um jovem de 20 anos. As adaptações a nível técnico também são evidentes, mas dizes os especialistas que o “segredo” está na dieta seguida pelo jogador.

Veja o vídeo:

“Se voltei à terra, também foi para jogar contra o Nadal”

Revelada pela Business Insider, a dieta de Feder é no mínimo curiosa. Duas horas antes de entrar no court, o suiço come um prato de massa com molhos. Ao pequeno almoço come waffles com compota (com café e/ou sumo) e bananas e barras energéticas durante os treinos e os jogos. Refeições extra competição fica-se pala comida italiana ou indiana. Doces, como chocolates e gelados, ainda que ocasionalmente, também não estão esquecidos neste plano alimentar de Federer.

O facto de se completarem 10 anos desde a última (e única) vitória de Roger Federer em Roland Garros pode ser um suplemento extra motivacional para o suíço. Curiosamente, nesse ano, 2009, venceu Nadal em terra batida no Masters 1000 de Madrid. Nadal, por outro lado, quererá chegar às 12 conquistas em Roland Garros e cimentar ainda mais o seu legado em solo parisiense.

Leia ainda: Quer ser reconhecida pelo ténis, mas com um corpo assim fica difícil

Nem mesmo os atletas conseguem ignorar a importância do seu novo embate. “O meu próximo adversário… é okay. Infelizmente, ele sabe como jogar em terra batida. Mas vendo bem, será uma honra voltar a defrontá-lo em Roland Garros. Se voltei à terra, também foi para jogar com ele. E aqui vamos nós. Teremos esse encontro”, disse Federer, sobre Nadal, depois de derrotar Wawrinka.

“Enfrentar Roger nas meias finais é um bónus. Compartilhamos os momentos mais importantes das nossas carreiras juntos nos courts, um contra o outro. Então, este será outro episódio e estou feliz por isso”, disse Nadal sobre o confronto com Federer.

Estão lançados os dados. Este confronto tem todos os ingredientes para entrar nos anuários da história do ténis (pelo menos, assim esperamos). O jogo está marcado para 7 de junho (próxima sexta feira) às 12 horas (horário de Portugal Continental). O jogo vai ser transmitido em Portugal pela Eurosport.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

05-06-2019



RELACIONADOS