Portugal leva a medalha de prata no ténis de mesa

Portugal leva a medalha de prata no ténis de mesa

Desporto

Portugal leva a medalha de prata no ténis de mesa

A Seleção Nacional de ténis de mesa masculino terminou em segundo lugar no campeonato da Europa de equipas. Os portugueses perderam na final com a Alemanha. A prova decorreu no Pavilhão d’Coque, no Luxemburgo.

Artigo de Francisco Correia

18-09-2017

Não demorou muito a cumprir-se novamente o mesmo feito. Depois de 2014 em Lisboa, a seleção portuguesa de ténis de mesa chegou à final do campeonato europeu em equipas. No entanto, o desfecho não foi o mesmo que terminou em título de campeão. Sem tirar nem por, Portugal perdeu 3-0 com a Alemanha. Os germânicos, formados por Dimitrij Ovtcharov e Timo Boll, quarto e sexto melhores do mundo respectivamente, arrecadaram a medalha de bronze dos últimos jogos olímpicos. No entanto, apesar da derrota, o trio composto por Tiago Apolónia, João Monteiro e o atual número 17 no mundo e 5 na Europa, Marcos Freitas, continuam a representar muito bem as cores nacionais na modalidade.

É o segundo melhor resultado de sempre na modalidade para Portugal. Melhor só mesmo o título europeu, conquistado há 3 anos, em Lisboa, curiosamente frente aos mesmos alemães.

Depois de derrotar a França nas meias finais numa equilibrada partida que terminou por 3-2 a favor de Portugal, o sonho falou novamente mais alto no “nosso” idioma. Com a Alemanha novamente na calha para triunfar, ambas as seleções iriam começar a prova com tudo.

No primeiro de três encontros, Marcos Freitas opôs Timo Boll. O madeirense começou muito bem ao vencer o primeiro set por 9-11, mas não chegou para o germânico que acabou por vencer por 3-2.

No embate seguinte sentiram-se desequilíbrios. Tiago Apolónia não aguentou com Dimitry Ovtcharov, que venceu praticamente sem qualquer dificuldade, por 3-0 pelos parciais 11-6, 11-7 e 11-9.

Chegado o último e decisivo encontro, João Monteiro ainda conseguiu vencer o primeiro parcial por 10-12. No entanto, Patrick Franziska levou a melhor até ao fim da partida levando os restantes parciais por 11-6, 11-9 e 11-5. Com este resultado, a Alemanha conquistou o sétimo título europeu, estando a sete da recordista Suécia, que tem 14 troféus.

Motivos de orgulho não faltam para a atual direção nacional da modalidade. Após a final europeia, o discurso do presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa era de felicidade. Em declarações ao site do organismo, Pedro Moura afirmou que “esta foi mais uma semana espetacular do Ténis de Mesa de Portugal, durante a qual os objetivos principais foram cumpridos. A equipa feminina atingiu os quartos de final e a equipa masculina chegou à final. Hoje [no estamos todos um pouco triste, mas daqui a uns dias esta semana será recordada com orgulho e pelas melhores razões”.

 

Lê também:
mulheres casadas
Fantasias ousadas rimam com… mulheres casadas
Onde pára Larissa, a bandeira do Paraguai?
Do iPhone 1 ao X: O que mudou em 10 anos?

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

18-09-2017



RELACIONADOS