Modesto clube inglês conquista título inédito que escapa às grandes equipas mundiais

Modesto clube inglês conquista título inédito que escapa às grandes equipas mundiais

Desporto

Modesto clube inglês conquista título inédito que escapa às grandes equipas mundiais

Clube da 4ª divisão inglesa é a primeira equipa mundial a ser certificada como amiga do ambiente.

Artigo de Bruno Seruca

02-08-2018

Não disputa a Liga dos Campeões nem vende ou compra jogadores a troco de verbas astronómicas. Mas nada disto impede que o Forest Green Rovers tenha um título que nenhum grande clube mundial tem no palmarés. Mas já lá vamos… Este clube inglês está situado em Nailsworth, uma pequena cidade localizada no oeste de Inglaterra. E tal como o nome indica, tudo é verde no Forest Green Rovers.

Fundado há 129 anos, o emblema ganhou nova vida em 2010, altura em que tomou posse Dale Vince, o novo presidente do clube que é também dono de uma empresa de energias renováveis. E que decidiu implantar uma nova filosofia verde no clube que preside. Agora, o Forest Green Rovers é totalmente alimentado por energia renovável, maioritariamente captada através de painéis solares. Mas há mais! A relva do estádio é orgânica, ou seja, livre de pesticidas e herbicidas. Sendo aparada por um robot solar que se guia com recurso a GPS. Já a rega é efetuada com recurso a água da chuva, captada no subsolo.

O Forest Green Rovers já tinha sido eleito o primeiro clube vegan do mundo

Quem vai assistir aos jogos (e possuiu um carro elétrico) pode estacionar a viatura num dos vários pontos de carregamento para este tipo de veículos. Tudo isto faz com que o modesto clube inglês tenha o título de primeiro emblema profissional do mundo a ser amigo do ambiente. Uma certificação da Organização das Nações Unidas (ONU) que assegura que o clube é neutral em emissões de carbono.

Já no ano passado, o Forest Green Rovers tinha sido eleito o primeiro clube vegan do mundo. Pois ali não é possível comer uma bifana ou um courato. Apenas são servidas refeições vegetarianas em embalagens de papelão. Os adeptos têm à disposição almôndegas e hambúrgueres de vegetais, entre outras coisas. Até os jogadores decidiram passar a ser vegetarianos, pelo menos quando estão ao serviço do clube. Sendo que alguns assumem já ter transportado a realidade do clube para as suas vidas.

Clube quer construir o estádio mais verde do mundo

O presidente já fez saber que o próximo desejo do clube passa por construir o estádio mais verde do mundo. Irá chamar-se Eco Park e será quase totalmente feito de madeira. O projeto irá ganhar vida num parque com praticamente 500 árvores e dois quilómetros de arbustos. A capacidade inicial será para 5000 pessoas, sendo que está prevista a expansão consoante o sucesso desportivo do clube.

Mas não é apenas fora do campo que o Forest Green Rovers é notícia. Na época passada o clube foi promovido à English Football League, o equivalente à 4ª divisão inglesa, algo que representa um feito histórico para o pequeno clube que pode gabar-se de ter um título que não aparece no museu de clubes como Barcelona ou Manchester United.

Fotos: Reprodução Facebook

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

02-08-2018



RELACIONADOS