Novo recorde nos 10 anos da Wings for Life World Run

Novo recorde nos 10 anos da Wings for Life World Run

Desporto

Novo recorde nos 10 anos da Wings for Life World Run

A Wings for Life World Run reuniu no domingo (7 de maio) mais de 200 mil participantes, de 192 nacionalidades, dos cinco continentes.

Artigo de Equipa Paraeles

09-05-2023

Há um novo recorde de participação nos 10 anos da maior corrida solidária do planeta: a Wings for Life World Run reuniu no domingo (7 de maio) mais de 200 mil participantes, de 192 nacionalidades, dos cinco continentes. Os vencedores globais correram no Japão e na Polónia: Jo Fukuda com a marca de 69,01 Km e Kasia Szkode com 55,07 km. Vera Nunes foi a melhor portuguesa e terminou em 31º do ranking mundial. Criada em 2014, a Wings for Life World Run é hoje a maior corrida organizada do mundo. A décima edição foi disputada do domingo (7 de maio) e veio reforçar este estatuto com um novo recorde de participantes. No total foram 206 728 participantes de 192 nacionalidades em 158 países dos cinco continentes – incluindo Portugal – unidos a correr por aqueles que não podem.

Leia ainda: Portugal já tem representante para a final mundial do Red Bull Doodle Art

Como sempre, existiram três formas de viver a Wings for Life World Run: em sete localizações – na Áustria, Suíça, Alemanha, Polónia, Croácia, Eslovénia e Georgia – a corrida manteve o formato mais tradicional, à semelhança do que aconteceu em Portugal entre 2014 e 2016. Depois as atenções dividiram-se por 239 App Runs organizadas em localizações icónicas como o Jardim Botânico de Almata (Kazaquistão), o Autódromo Hermanos Rodriguez (México), o porto de Barcelona (Espanha) ou a floresta de Karura (Quénia). Finalmente, e é aqui que se regista o maior número de inscritos, aquela onde cada um corre onde quer e todos estão unidos através da App Run oficial. Todos correm em simultâneo, perseguidos por um carro meta que arranca 30 minutos depois da partida global. Em Portugal o tiro de partida virtual foi dado às 12 horas, na Nova Zelândia às 11 da noite e no Canadá às 4 da manhã. Ahmedabad, na Índia, foi o percurso mais quente, onde se registaram 39ºC, e Calgary, no Canadá, o mais frio com apenas 5ºC.

Novo recorde nos 10 anos da Wings for Life World Run

Em termos desportivos, a vitória global foi atribuída no Japão e na Polónia. No país do Sol Nascente, Jo Fukuda correu 69.01 km e conquistou pela segunda vez o título mundial. A correr no seu país natal, Kasia Szkode, estabeleceu a marca de 55,07 km. Entre os portugueses, Vera Nunes – que venceu o título mundial em 2018 – foi a melhor classificada, terminando no 31º posto do ranking global. Várias celebridades de diferentes quadrantes do desporto juntaram-se à festa dos 10 anos da Wings for Life World Run, como as lendas do Dakar Luc Alphand e Matthias Walkner, o campeão de ralis Sébastien Ogier, o futebolista Alexander-Arnold, a skater Leticia Bufoni ou o cliff diver Orlando Duque.

Veja também: 5 conselhos para que a atividade física não saia da rotina diária

O objetivo da corrida é apoiar o trabalho da Fundação Wings for Life na investigação científica que tem por meta encontrar a cura para as lesões na espinal medula. As contas finais do dia trouxeram um resultado recorde, com 5.8 milhões de euros angariados – a soma de todas as inscrições e donativos à escala global. Até hoje foram angariados um total de 43.83 milhões de euros e 1,293,716 pessoas percorreram um total de 11,839,989 quilómetros desde a primeira edição em 2014. A Wings for Life World Run regressa em 2024. O encontro está marcado para o dia 5 de maio e as inscrições estão desde já abertas!

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

09-05-2023



RELACIONADOS