José Juan Figueiras, o guarda-redes que fica famoso aos 41 anos

José Juan Figueiras, o guarda-redes que fica famoso aos 41 anos

Desporto

José Juan Figueiras, o guarda-redes que fica famoso aos 41 anos

José Juan Figueiras transformado em herói depois de ajudar o modesto Alcoyano a eliminar o milionário Real Madrid da Taça de Espanha.

Artigo de Bruno Seruca

21-01-2021

Não é uma história comum, mas certamente que ficará para sempre guardada na memória de José Juan Figueiras. Praticamente desconhecido no mundo do futebol, o guarda-redes espanhol de 41 anos está agora na ribalta. Tudo porque ajudou, e de que maneira, o modesto Alcoyano a eliminar o poderoso e milionário Real Madrid da Taça do Rei.

Leia ainda: Golo de guarda-redes de baliza a baliza entra no Guiness

O clube que milita no terceiro escalão do futebol espanhol conseguiu fazer frente à equipa treinada por Zinedine Zidane. Que ainda chegou a lançar alguns pesos pesados no jogo, que vão evitaram a eliminação, já no prolongamento e numa altura em que o Alcoyano estava reduzido a dez jogadores. Apesar dos dois golos marcados (2-1 foi o resultado final) o destaque vai para o veterano guarda-redes.

José Juan Figueiras defendeu praticamente tudo o que havia para defender. Não tremendo perante jogadas perigosas de craques como Lucas Vázquez e Asensio. A exibição foi tão perfeita que o jogador espanhol acabou por se transformar num tópico popular nas redes sociais. Perante isto, todos quiseram saber quem é o guarda-redes que ajudou a eliminar o Real Madrid.

José Juan Figueiras só tem 37 minutos na primeira divisão espanhola

E afinal, quem é José Juan Figueiras? A nova estrela do Alcoyano conta apenas com um jogo na principal divisão do futebol espanhol. Foi a 11 de maio de 2003 que se estreou. Na altura era jogador do Celta B e foi convocado para o jogo Celta – Racing. A expulsão de Cavallero, quando faltavam 37 minutos para acabar o jogo, permitiu que se estreasse. “Foi uma estreia agridoce. Fiz três boas defesas, mas aos 98 minutos escapou-me uma bola e empatamos”, recorda à Rádio Marca.

Veja também: Charlie Lyon, o único guarda-redes que pode jogar por todas as equipas

O jogador não mais voltou a pisar os relvados da primeira divisão e deu início a um périplo por clubes do futebol espanhol. Ourense, Ciudad Murcia, Granada 74, Águilas, Granada, Lugo, Elche e Alcoyano, clube que representa desde a época passada. Em conversa com a Rádio Marca recorda ainda aquela que foi a noite mais marcante da já longa carreira. “A primeira defesa dá-me muita confiança. O golo de Militão deixou-nos chocados, mas ao intervalo o treinador disse-nos que tínhamos de jogar e desfrutar que era o Real Madrid”, conta.

“É uma recompensa pela minha carreira”

O guarda-redes aproveita ainda para revelar surpresa por ser agora considerado um ídolo. “Ainda estou em choque. É uma recompensa pela minha carreira”, diz. José Juan Figueiras revela ainda quem são os seus ídolos. “Presto muita atenção a Buffon e também a Ter Stegen”, destaca. Por fim, as palavras que Thibaut Courtois, guarda-redes do Real Madrid, lhe dirigiu no final do encontro. “Deu-me os parabéns pelo jogo que fiz. É um agradecimento”, conclui.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

21-01-2021



RELACIONADOS