Josef Martínez, o melhor jogador da MLS é adorado por Marco Silva

Desporto

Josef Martínez, o melhor jogador da MLS é adorado por Marco Silva

Ponta de lança do Atlanta United pulverizou o recorde de golos na história da competição, sendo a principal arma da sua equipa na final deste sábado, com os Portland Timbers. Esteve nos planos do Sporting e do Everton e parece fadado para um dia ser treinado pelo português

Artigo de João Cidra

08-12-2018

Atlanta United e Portland Timbers jogam este sábado (01h00 da madrugada de domingo em Portugal Continental) a final da MLS, depois de se terem sagrado vencedores de Conferência. O favoritismo claro vai para a equipa de Atlanta, que ainda por cima joga em casa, no magnífico Mercedes-Benz Stadium, com capacidade para 70 mil pessoas.

Os finalistas desta edição não estão muito habituados a finais, sendo a estreia do Atlanta United no jogo decisivo, apenas na sua segunda participação no campeonato, enquanto os Portland Timbers tentam alcançar o segundo título do seu palmarés, depois do êxito em 2015, quando venceram os Columbus Crew por 2-1.

Apesar de serem duas equipas norte-americanas, ambas apresentam uma forte influência sul-americana. Os Atlanta United são orientados pelo argentino Gerardo Martino, enquanto os Portland Timbers são treinados pelo venezuelano Giovanni Savarese. E nos dois plantéis há um total de 17 jogadores sul-americanos.

Goleador implacável

Muitos dos olhares vão estar centrados em Josef Martínez, o ponta de lança dos Atlanta United que foi eleito o melhor jogador da competição, à frente de estrelas como Ibrahimovic e Rooney. Os adeptos da formação de Atlanta esperam que o venezuelano volte a decidir, como tantas vezes aconteceu na temporada em curso.

Neste campeonato, Martínez conseguiu três “hat-tricks” e bisou em cinco ocasiões, tendo ainda marcado um golo em 15 partidas.

Marco Silva parece gostar dele

A magnífica temporada realizada por Josef Martínez parece ter despertado o interesse de vários clubes de importantes Ligas europeias. No último verão, terá estado muito perto de se transferir para o Everton de Marco Silva, mas acabou por permanecer nos Estados Unidos.

Em 2014, o Sporting esteve interessado no seu concurso, de acordo com o empresário do ponta de lança. No entanto, os leões acabaram por não chegar a acordo com os Young Boys e escolheram o japonês Tanaka, que se juntou a Montero e Slimani no lote de pontas de lança. E quem era o treinador do Sporting na altura? Precisamente Marco Silva, que parece ser um apreciador das qualidades do venezuelano.

Quando questionado sobre se gostaria de regressar ao futebol europeu, Josef Martínez responde sempre que está muito feliz no Atlanta United. “Aqui sinto-me em casa. Há muitos sul-americanos na MLS e mudámos a ideia de que este era um campeonato pouco competitivo. A prova tem crescido muito e estou muito feliz por continuar aqui”, realça.

Letal de cabeça apesar de baixinho

Josef Martínez chegou ao Atlanta United em fevereiro de 2017, proveniente dos italianos do Torino FC, depois de ter custado 4,5 milhões de euros. A adaptação à cidade e ao clube foi imediata e em 2017 marcou 19 golos em 21 jogos.

Em 2018 não só confirmou as expectativas, como até as superou: os 34 golos em 38 partidas são números nunca antes vistos na história da competição, superando o anterior máximo de 27 tiros certeiros, que era pertença de Roy Lassiter, Chris Wondolowski e Bradley Wright-Phillips.

Avançado móvel e raçudo, não necessita de muitas oportunidades para marcar. E apesar de só ter 1,72 metros, é letal no jogo aéreo, tendo marcado dez golos de cabeça nesta campanha.

Rotundo falhanço no Young Boys

Josef Martínez estreou-se como profissional no seu país natal, ao serviço do Caracas FC, mas não se destacou nas duas primeiras temporadas como sénior, tendo apontado apenas nove golos em 43 jogos. Foi por isso com surpresa que no verão de 2011 se transferiu para os suíços do Young Boys, onde falhou rotundamente. Não conseguiu fazer o gosto ao pé nos 11 encontros em que foi utilizado até ao final dessa época e na temporada seguinte fez apenas um golo em 11 encontros.

Acabou por ser emprestado ao FC Thun, da I Liga helvética, onde finalmente mostrou as suas credenciais, tendo apontado nove golos na primeira metade da temporada de 2013/14 e merecendo o regresso ao Young Boys no mercado de janeiro.

No entanto, decididamente, não estava escrito nas estrelas que iria ter sucesso no Young Boys e só conseguiu apontar quatro golos até ao final dessa estação.

Um pouco melhor no Torino FC

Apesar dos poucos golos marcados, Josef Martínez continuava a ter cartel, como se prova pela transferência para o Torino FC no verão de 2014, por 3 milhões de euros. Na Série A italiana não teve grande sucesso mas melhorou em relação à sua passagem pela Suíça, tendo marcado sete golos em 2014/15 e quatro em 2015/16. Ainda fez meia época de 2016/17, até se mudar para os Atlanta United.

“Não me arrependo de ter ido para Itália, pois aprendi muito e agradeço às pessoas que me ajudaram. No entanto, a Série A é muito defensiva, não vemos jogos a terminar 5-5, ou 5-0 e não encaixei nesse estilo muito tático”, reconheceu.

A foto que o deixou furioso

O avançado venezuelano é essencialmente conhecido pelas façanhas dentro de campo e não se faz notar por polémicas. Aliás, a única grande polémica em que até agora esteve envolvido nem foi culpa dele: na promoção do último Dia de São Valentim, o site da MLS decidiu colocar uma foto do ponta de lança com uma rosa na boca, enquanto fazia uma pose no mínimo estranha. E isto sem lhe ter permitido permissão. “Tiraram-me essa foto a brincar e a MLS nunca me disse que a ia publicar. Não se faz”, lamentou o futebolista, de forma muito zangada. A foto esteve poucas horas no ar, tendo sido retirada com um pedido de desculpas ao avançado.

No entanto, o mal estava feito e quando chegou ao balneário da sua equipa, encontrou a foto espalhada um pouco por todo o lado, como revelou publicamente o seu colega Gonzalez Pirez.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
João Cidra

08-12-2018



RELACIONADOS