Morreu João Oliveira Pinto. Portugal perde assim um campeão do Mundo de sub-20 e um antigo jogador que pertencia a uma geração que deu bastantes alegrias aos portugueses, em especial com a conquistar do mundial em Lisboa. O ex-atleta, que atualmente desempenhava as funções de Delegado do Sindicato dos Jogadores, tinha 52 anos e lutava há vários contra uma leucemia.
Leia ainda: Cristiano Ronaldo ganha, aos 39 anos, mais dinheiro do que qualquer atleta no mundo
Com orientação de Carloz Queiroz, o médio ofensivo fazia parte de um leque de jogadores nos quais se inseriam nomes como Nélson, Jorge Costa, Rui Bento, Paulo Torres, Luís Figo, Peixe, Rui Costa e João Pinto. Bem como Brassard, Gil, Toni, Capucho, Tulipa, Cao, Abel Xavier, Tó Ferreira e Luís Miguel. Estes são aqueles que ficaram conhecidos como os jogadores da geração de ouro do futebol português.
Formado no Sporting
João Oliveira Pinto começou por se destacar na formação do Sporting. Até que, em 1992, trocou os leões pelo Vitória de Guimarães. Na temporada seguinte mudou-se para o Estoril. Em 1994, assina pelo Gil Vicente. Passou ainda por Braga, Farense, Marítimo e Académica. A partir de 2002 representou clubes de divisões inferiores do futebol nacional. Como aconteceu com o Imortal, Amora, Sesimbra e Alfarim, onde terminaria a carreira em 2008. Marítimo e Braga acabaram por ser os clubes nos quais disputou mais jogos. Já em Guimarães disputou a extinta Taça UEFA. O que poucos conseguem, ser campeão do Mundo, acabou por ser o único troféu da carreira de João Oliveira Pinto.
Fotos: Reprodução Sindicato dos Jogadores