Jiu-Jítsu: Descobre a modalidade “xadrez humano”

Jiu-Jítsu: Descobre a modalidade “xadrez humano”

Desporto

Jiu-Jítsu: Descobre a modalidade “xadrez humano”

Desengana-te se julgas que o “Jiu-Jítsu” é apenas mais uma modalidade onde a força física é essencial. A arte marcial japonesa é considerada como “xadrez humano” tal a complexidade de movimentos exigidos para bloquear o oponente.

Artigo de Equipa Paraeles

02-02-2018

Estás cansado das máquinas do ginásio? Tens em mente começar a aprender uma arte marcial? Porque não optas pelo Jiu-Jítsu? Descobre a modalidade que – para além do corpo – desenvolve a tua mente.

O Jiu-Jítsu é uma luta que se baseia principalmente na defesa dos ataques do adversário sem aplicar golpes traumáticos. Para o efetuar, os praticantes utilizam a força e peso do oponente contra ele mesmo.  Neste tipo de arte marcial os golpes desferidos não devem ter o intuito de magoar ou desconcentrar o rival como acontece, por exemplo, no boxe ou muay thai.

Se estás a pensar começar, sabe que os treinos devem ser realizados duas ou três vezes por semana como forma de obter melhores resultados. Cada aula pode ir de 40 até 90 minutos.

Jiu-Jítsu – Xadrez Humano

O Jiu-Jítsu também é conhecido como o “jogo de xadrez humano” por ser considerada uma arte marcial que trabalha com raciocínio lógico. A prática, aliás, é vendida como uma luta que promove a evolução mental e psicológica, servindo como ferramenta de manutenção e desenvolvimento do caráter, autocontrole, equilíbrio mental, entendimento de hierarquia e respeito. “A manutenção desses valores é feita diariamente através dos treinos e da doutrina da arte suave”, analisa o professor Oscar “Bacon”, cinturão negro da equipa Game Fight Brazilian Jiu-Jítsu, em entrevista ao site Conquiste a Sua Vida.

Principais golpes do Jiu-Jítsu

  • Projeção ou Queda – Caracteriza-se pelo desequilíbrio e queda do adversário;
  • Baiana – Atleta ergue as pernas do adversário para derrubá-lo;
  • Passagem de guarda – Quando o atleta fica em cima do adversário, imobilizando-o;
  • Fixo pelas costas – Apoia o adversário com os calcanhares nas costas
  • Joelho na barriga – Apoia o joelho na barriga mantendo as pernas flexionadas com os pés no solo
  • Raspagem – Quando o atleta que está por baixo consegue prender o adversário dentro das suas pernas e inverter a posição

Ideal para perder calorias

Um treino de uma hora de Jiu-Jítsu gasta aproximadamente entre 700 a 1000 calorias. São bem trabalhadas as costas, braços, peito e toda a região abdominal.

Além do treino prático de golpes o atleta consegue aumentar a massa muscular sem exageros, ou seja, se a estrutura é menor aprenderá a ficar forte e a defender-se sem precisar aumentar o tamanho corpóreo.

 

 

Clique nas imagens  e leia mais artigos em destaque

Champions League: O que vale ser cabeça-de-série?
Fred Perry
Fred Perry: Do topo do ténis a referência na moda
partilhar carros, car-sharing
Partilhar carro é agora mais fácil e gratuito

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

02-02-2018



RELACIONADOS