Descubra como é que fortalecer os músculos das coxas pode ajudar a poupar uma fortuna

Descubra como é que fortalecer os músculos das coxas pode ajudar a poupar uma fortuna

Desporto

Descubra como é que fortalecer os músculos das coxas pode ajudar a poupar uma fortuna

Estudo associa fortalecimento dos músculos das coxas a poupança bastante significativa na carteira.

Artigo de Bruno Seruca

11-04-2024

Existem muitos estudos que apontam para os benefícios do treino para a saúde. Este é um deles só que acrescenta um detalhe que poderá ser curioso para muitas pessoas. E que fortalecer os músculos das coxas pode fazer com que venha a poupar muito dinheiro no futuro. Por isso, tenha esta ideia em mente quando estiver no ginásio e não ignore os treinos de pernas.

Leia ainda: Quase metade das pessoas que vão ao ginásio não lavam a roupa interior depois do treino

Não perca o samba de Luciana Abreu

O trabalho destaca que ter músculos quadríceps mais fortes é algo que faz com que reduza bastante a necessidade de vir a passar por uma cirurgia de substituição do joelho. Isto faz com que a descoberta esteja mesmo a ser apontada como uma espécie de alerta para pessoas que tenham artrite avançada nos joelhos. E que assim podem ter uma fisioterapia que tenha por base a conclusão do estudo da Universidade da Califórnia que foi apresentado no encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte.

Treinos de força podem ajudar

Os investigadores centraram a atenção nos músculos relacionados aos extensores e isquiotibiais. Que são de elevada importância para os joelhos. Os extensores (quadríceps) são os músculos da zona frontal da coxa. São os grupos musculares mais fortes do corpo e desempenham papel fundamental na forma como se caminha. Os isquiotibiais situam-se ao redor da parte posterior da coxa. E têm um papel muito importante na extensão do quadril e flexão do joelho.

A análise de 134 pessoas permitiu descobrir que aqueles que tinham músculos da coxa mais fortes (maior proporção entre o volume dos quadríceps e os isquiotibiais) corriam menos riscos de vir a necessitar de uma cirurgia de substituição total do joelho. Os especialistas recomendam exercícios centrados nestes grupos musculares por ser algo bastante útil para quem sofra com osteoartrite. Além disso, os treinos de força podem ajudar todas as pessoas na prevenção para diminuir o risco de osteoartrite em geral.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

11-04-2024



RELACIONADOS