Federer bate Ronaldo e faz história no desporto

Federer bate Ronaldo e faz história no desporto

Desporto

Federer bate Ronaldo e faz história no desporto

Tenista suíço leva melhor sobre Cristiano Ronaldo nos Óscares do Desporto e torna-se no atleta mais premiado de sempre.

Artigo de Bruno Seruca

28-02-2018

Roger Federer é o melhor exemplo de que velhos são os trapos. Especialmente no mundo do desporto, onde um atleta que ultrapasse a barreira dos trinta já começa visto como veterano. Aos 36 anos de idade, o tenista suíço consegue ocupar o primeiro lugar do ranking ATP, um feito duplamente histórico. Nunca um atleta tinha recuperado o primeiro lugar do ranking após mais de cinco anos de ausência. E nenhum tenista com 36 anos tinha chegado ao topo.

«Significa muito para mim voltar a ser número 1 em Roterdão, porque foi Roterdão que me abriu as portas pela primeira vez, quando ainda era juvenil. Vais jogando e quando começas a jogar bem, passas a sonhar com o topo do ranking. Chegar a essa posição pela segunda vez, mais velho, é uma sensação incrível», disse Roger Federer na altura. E pouco tempo depois deste feito duplamente histórico, o tenista volta a gravar o nome na história do desporto.

 

Roger Federer ganhou a corrida a Usain Bolt e Cristiano Ronaldo.

 

O tenista suíço passou a ser o atleta mais premiado da história dos prémios Laureus, que são considerados mundialmente como os Óscares do Desporto. Roger Federer foi eleito «Desportista Masculino do Ano», prémio que diz respeito ao ano passado. Esta foi a quinta vez que Roger Federer foi agraciado com esta galardão. O suíço ganhou a corrida ao veloz Usain Bolt com quem dividia o recorde de prémios. «Nunca pensei que voltaria a este nível. Estava apenas contente por estar de novo saudável e voltar aqui é incrível. Agradeço a todos as pessoas que contribuíram para que isto acontecesse. 2017 foi um sonho. Todos os nomeados foram fantástico e quero dar os parabéns a todos»

 

 

Para trás ficou também o português Cristiano Ronaldo. Que depois de ganhar a quinta Bola de Ouro, não ganhou um dos principais Óscares desportivos. O jogador português já foi nomeado em mais quatro ocasiões, mas nunca venceu um prémio Laureus. No que as mulheres diz respeito, foi a também tenista que levou para casa o prémio mais desejado: Melhor Desportista Feminina. A Mercedes-AMG Pretonas, de Fórmula 1, foi considerada a equipa do ano e o prémio de revelação referente ao ano passado foi para golfista espanhol Sergio García.

 

O tenista suíço tornou-se no atleta mais velho a ocupar o primeiro lugar do ranking ATP.

 

A noite fica ainda marcada pela emoção de Roger Federer, que já passou por Portugal para disputar o Estoril Open, o torneio de ténis mais afamado de Portugal. O tenista suíço emocionou-se ao falar do espanhol Rafael Nadal, que tem sido um dos seus grandes adversários ao longo dos últimos anos. E que atualmente ocupa o segundo lugar do ranking ATP. «[Nadal é um] jogador incrível, amigo incrível e um atleta incrível. Gostaria de lhe fazer menção e gostaria também de agradecer a todos os meus treinadores, desde os meus dias de juvenil até aos dias de hoje», referiu Roger Federer.

Fotos: Impala

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-02-2018



RELACIONADOS