É indisfarcável o momento instável do Sporting. Sucedem-se os maus resultados, a insatisfação dos adeptos e o bate-boca entre a atual e a anterior direção. Será o comportamento instável demonstrado pelos seus jogadores dentro de campo o reflexo de todo este ambiente? A verdade é que os leões são a equipa que até ao momento viu mais cartões amarelos na atual edição da I Liga.
Leia ainda: O talento do jogador da AS Roma é enorme, mas só se fala da mãe provocadora
Foram exibidos 72 cartões amarelos em 23 jornadas aos futebolistas da formação de Alvalade, o que dá uma média de 3,13 por desafio. A equipa que mais se aproxima é o “lanterna vermelha” Feirense, com 71 amarelos. Um problema extensível a outras competições, como se viu na recente eliminatória da Liga Europa com o Villarreal, com Acuña a ser expulso no encontro da primeira mão, em Alvalade e Jefferson no desafio realizado em Espanha.
Braga, FC Porto e Benfica bem comportados
Por outro lado, já foram expulsos três jogadores verdes e brancos e o último foi Coates, no desafio da passada segunda-feira com o Marítimo, partida que terminou empatada sem golos, atrasando ainda mais os leões na tabela. E até o habitualmente fleumático Marcel Keizer foi expulso na partida dos Barreiros.
Em sentido oposto ao Sporting encontramos os três primeiros classificados do campeonato, FC Porto, Benfica e Sp. Braga, precisamente as formações que menos amarelos viram. Os minhotos têm 43 amarelos (média de 1,86 por encontro), o FC Porto 45 (média de 1,96) e o Benfica 48 (média de 2,08).
Quatro leões nos mais castigados
Há quatro atletas do Sporting no top-13 dos que têm mais cartões na I Liga. Coates, com dez amarelos e um vermelho, lidera empatado com Vítor Bruno (Feirense), que tem 12 amarelos e zero vermelhos. Nas nossas contas, consideramos que cada vermelho vale por dois amarelos, daí o empate entre o uruguaio e português. Seguem-se Wakaso, do V. Guimarães (dez amarelos e zero vermelhos) e Patrick, do Santa Clara (oito amarelos e um vermelho).
Outros dois leões, Bruno Fernandes e Gudelj, partilham a quinta posição com Derley (Desp. Aves), Semedo (V. Setúbal) e Júlio César (Nacional), todos com oito amarelos e zero vermelhos. Ainda empatados no quinto posto estão mais quatro atletas, que viram seis amarelos e um vermelho, considerando que cada expulsão é o equivalente a dois amarelos: Acuña, outro sportinguista e ainda Fábio Coentrão (Rio Ave), Neris (Boavista) e Marakis (Nacional).
O único jogador de FC Porto, Benfica e Sp. Braga no top-15 é o portista Felipe, com sete amarelos. O mais indisciplinado do Benfica é Rúben Dias (seis amarelos e zero vermelhos) e no Sp. Braga é Marcelo Goiano, igualmente admoestado em seis ocasiões e sem vermelhos.
Benfica lidera nos vermelhos
Quando falamos em indisciplina nos quatro primeiros classificados da I Liga, há apenas um item em que o Sporting não lidera: nos cartões vermelhos, os leões não são os mais castigados, mas sim o Benfica, que já viu seis jogadores irem tomar banho mais cedo.
De referir que houve quatro jogadores que já foram expulsos mais do que uma vez nesta I Liga. Tozé e Ricardo Costa (Tondela), Fábio Cardoso (Santa Clara) e Wilson Manafá (Portimonense) viram todos um vermelho direto e outro por acumulação de amarelos.
Jogadores com mais cartões na I Liga:
Coates (Sporting) 10 amarelos 1 vermelho
Vítor Bruno (Feirense) 12 amarelos
Wakaso (V. Guimarães) 10 amarelos
Patrick (Santa Clara) 8 amarelos 1 vermelho
Acuña (Sporting) 6 amarelos 1 vermelho
Mariakis (Nacional) 6 amarelos 1 vermelho
Néris (Boavista) 6 amarelos 1 vermelho
Fábio Coentrão (Rio Ave) 6 amarelos 1 vermelho
Bruno Fernandes (Sporting) 8 amarelos
Gudelj (Sporting) 8 amarelos
Derley (Desp. Aves) 8 amarelos
Júlio César (Nacional) 8 amarelos
Semedo (V. Setúbal) 8 amarelos
Felipe (FC Porto) 7 amarelos
Tiago Silva (Feirense) 7 amarelos
Zainadine Júnior (Marítimo) 7 amarelos
Mano (V. Setúbal) 7 amarelos
Lucas Áfrico (Marítimo) 7 amarelos