Menino italiano choca mundo do futebol

Menino italiano choca mundo do futebol

Desporto

Menino italiano choca mundo do futebol

Pela país da bota, a idade tem sido apenas um número. Vamos conhecer Pietro Pellegri, o miúdo de 16 anos que comoveu o pai após bisar numa partida da Série A italiana.

Artigo de Francisco Correia

21-09-2017

No sítio certo, à hora certa. O que se pode explicar sobre Pietro Pellegri vai muito de encontro a esta expressão. Na receção à Lazio na passada jornada da liga italiana, o futebolista do Génova, de apenas 16 anos, entrou em campo ainda na primeira parte para substituir um colega lesionado e marcou dois golos. A partida terminou com derrota caseira por 2-3.

O jovem tornou-se o jogador mais novo a bisar num jogo da Série A, batendo um recorde de Silvio Piola, que em 1931 teria faturado dois golos com 17 anos e 104 dias. Além disso, Marco Pellegri, pai de Pietro e um dos dirigentes do Génova, não conteve as lágrimas no banco de suplentes após o segundo golo do filho. Vê no vídeo o momento que também contagiou o jovem ponta de lança.

Feito de recordes que só estão nos livros

Desengana-te se pensas que Pietro Pellegri só se tornou conhecido com este episódio emocionante. Na temporada passada, numa partida diante do Torino, aos 15 anos e 280 dias, tornou-se um dos jogadores mais jovens de sempre a estrear-se na Série A. Assim, Pellegri junta-se a Amadeo Amadei que em 1937, ao serviço da Roma, tinha alinhado pela primeira vez no campeonato italiano com a mesma idade.

Também na última época, Pietro Pellegri marcou o seu primeiro golo como sénior no Génova, três minutos depois de ter sido lanaçdo em campo. Foi no estádio Olímpico de Roma, 28 de Maio de 2017, no jogo de despedida de Francesco Totti. Nessa temporada de estreia, o jovem acumulou 74 minutos em três jogos e um golo num momento marcante do futebol transalpino, que certamente não irá esquecer.

Com o atual estado do futebol, este tipo de estatísticas vão acumulando no currículo de Pietro Pellegri. O valor de mercado do jogador ronda o milhão de euros e tem contrato com o Génova até Junho de 2019. Reporta-se que Juventus, Milan, Inter e Manchester United permanecem a observar o desenvolvimento do futebolista.

Génova: A situação

Um assumido fã de Zlatan Ibrahimovic, Pellegri apresenta um físico notável com 1,93m e já foi muitas vezes comparado com Christian Vieri. No entanto, isso não impede que o jogador continue na sombra dos avançados da atual primeira linha do Génova. Gorav Pandev (um dos participantes da triplete de José Mourinho no Inter de Milão em 2010), Gianluca Lapadula (emprestado pelo AC Milan), o argentino Ricardo Centurión (outrora apontado como reforço dos “três grandes portugueses” e do Braga) e outro miúdo, Eddy Salcedo, que tem apenas 15 anos, são alguns dos nomes da concorrência de Pietro.

O Génova tem caras conhecidas como o internacional português Miguel Veloso e Adel Taarabt, ainda cedido pelo Benfica. Este emblema teve perto da despromoção na época passada, ficando em 16º na última edição da Série A. Algumas apostas foram feitas para as aspirações do clube, que será regressar ao meio da tabela classificativa e quiçá às competições europeias.

Pais e filhos juntos num clube. A equação certa?

Enquanto que os Pellegris vão ganhando nome, dentro do mesmo emblema em questão temos a história de Giovanni Simeone, o filho do carismático treinador do Atlético Madrid. Distante do pai Diego, participou em 36 jogos e marcou por 13 ocasiões. Este ano transferiu-se para a Fiorentina.

Em Espanha, Zinedine Zidane não tem tido tarefa fácil em “cuidar” dos filhos. O mais velho, Enzo, joga a avançado e marcou no único jogo ao serviço do Real Madrid na última temporada. Agora, está no Alavés. O filho mais novo, Luca, é guarda-redes e está na equipa secundária dos “merengues”.

Clica nas imagens e lê mais artigos em destaque:


Neste outono uma viagem a dois não pode faltar

Diana Monteiro
Diana é muito mais do que apenas «Just Girl»

Alicia Vikander Lisboa
A sucessora de Angelina Jolie anda por Lisboa…

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

21-09-2017



RELACIONADOS