Alan Ruiz, da desilusão em Alvalade à detenção na Argentina

Alan Ruiz, da desilusão em Alvalade à detenção na Argentina

Desporto

Alan Ruiz, da desilusão em Alvalade à detenção na Argentina

Alan Ruiz, jogador do Sporting atualmente a jogar na Argentina, foi detido por porte de arma ilegar, ameaças agravadas e resistência às autoridades.

Artigo de Bruno Seruca

13-12-2019

Foi no verão de 2016 que Alan Ruiz trocou os argentinos do San Lorenzo pelo Sporting. Na época, todos acreditavam que era mais um craque sul-americano que seria potenciado por Jorge Jesus, que estava prestes a orientar a segunda época no comando do clube de Alvalade. E a confusão começou logo no valor do negócio. Os leões anunciavam a contratação por 4,84 milhões de euros. Na realidade, Ruiz custou quase o dobro.

Mais tarde veio a saber-se que o valor do negócio chegou aos 8 milhões. Alan Ruiz recebeu 2,2 milhões de prémio de assinatura. Existe ainda um milhão gasto em comissões. Sendo que o Sporting também contratou Federico Ruiz, irmão do jogador. Que ficou com um ordenado líquido de 18 mil euros, tendo sido cedido ao Sintrense.

Sporting anunciou contratação de Alan Ruiz por 4,8 milhões mas o valor real foi quase o dobro

E se as coisas fora de campo foram controversas, o mesmo aconteceu dentro do campo. Alan Ruiz acabou por nunca conquistar o treinador nem os adeptos. Tendo ainda protagonizado diversas polémicas. Como um atraso de seis dias nas férias natalícias, chegado a Alcochete com excesso de peso. Sendo que no verão já se tinha apresentado com nove quilos a mais. Para a história, de leão ao peito, ficam apenas 34 jogos, 7 golos e cinco assistências. Pouco para quem era visto como um grande reforço para o clube.

Detido na Argentina

Sem espaço no Sporting, acabou por ser emprestado aos argentinos do Colón, em 2018. Seguiu-se um empréstimo aos também argentinos do Aldovisi. Que acabaram por renovar o contrato até ao verão de 2020. Ligado aos leões até 2021, Ruiz conta nesta temporada com apenas sete jogos e um golo. Tendo jogado apenas 213 minutos. O jogador argentino, de 26 anos, é agora notícia por ter sido detido na Argentina.

Leia ainda: 33 piadas com nomes de futebolistas que vão fazer o seu dia

Tudo aconteceu no parque de campismo municipal de Punta Lara. Alan Ruiz, o pai, o irmão e um amigo, envolveram-se numa acesa discussão com empregados de um restaurante. Acabou por ser detido, com as autoridades a apreenderem armas de fogo, duas carabinas de ar comprimido e uma pistola de calibre 3.65 da marca Pietro Beretta. O ainda jogador do Sporting está acusado de ameaças agravadas, porte ilegal de armas e resistência às autoridades.

Federico Ruiz em guerra com o Sporting

Tal como o irmão, também Federico Ruiz teve uma passagem problemática por Alvalade. Emprestado ao Sintrense, o clube da linha de Sintra fez saber, em janeiro de 2019, desconhecer o paradeiro do atleta. O Sporting acabou por rescindir o contrato alegando justa causa, dando destaque a 57 faltas não justificadas do atleta. Algo desmentido pelo pai.

“O Sporting deve cinco meses de salário ao Federico. Ele ainda tem contrato por mais um ano e agora está sem clube e sem poder entrar na Academia para treinar com o Sporting. O advogado dele está a preparar uma queixa para enviar à FIFA”, disse, em declarações ao Record. Criticando ainda a posição do clube em relação a Alan Ruiz.

“O nosso maior erro foi ir para o Sporting”

“Nós levámos aos anteriores dirigentes [Bruno de Carvalho] uma proposta de 20 milhões de euros do Espanhol e eles rejeitaram porque tinham outra de 30 milhões da Arábia. Eles rasgam os jogadores. Agora estão a matar o Vietto. O nosso maior erro foi ir para o Sporting”, conclui.

Fotos: Reprodução Facebook

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

13-12-2019



RELACIONADOS