6 dicas para correr ao ar livre no inverno sem ficar a bater o dente e evitando problemas indesejáveis

6 dicas para correr ao ar livre no inverno sem ficar a bater o dente e evitando problemas indesejáveis

Desporto

6 dicas para correr ao ar livre no inverno sem ficar a bater o dente e evitando problemas indesejáveis

Correr com calor não é a mesma coisa do que correr com frio e existem muitos aspetos a ter em contar para que não perca a motivação e não só.

Artigo de Bruno Seruca

04-01-2019

Existem cada vez mais pessoas a escolher a corrida para perder peso e manter a forma física. Um dos primeiros passos é encontrar motivação para sair de casa e dar os primeiros passos. E se esta missão já consegue ser complicada quando o sol brilha lá fora, pior ainda quando chega o inverno e as temperaturas baixam consideravelmente, levando a que muitos prefiram ficar em casa do que sair à rua para correr.

Se não se quer deixar vencer pelo frio que se faz sentir na rua, existem algumas dicas que deve ter em conta para que tudo corra na perfeição e acabe por servir de motivação para fazer mais exercício ao ar livre.

Correr ao ar livre é excelente para a saúde, tanto mental como física

1 – Irá necessitar de mais roupa
Correr com 30 graus e com sol não é a mesma coisa do que correr com apenas 3 e com chuva. Por isso escolha roupa à prova de água e também peças de roupa que ajudem o corpo a manter a temperatura corporal. Leggings desportivos, que poderá usar por baixo do calções, são uma boa escolha, tal como camisolas de manga comprida adequadas para as baixas temperaturas.

2 – Roupa brilhante
Correr ao ar livre no inverno faz com que se corra numa maior escuridão. O que faz com que seja fundamental usar roupa (ou acessórios) brilhante ou refletora de modo a que seja visível para os condutores.

3 – Ter noção do clima
Não basta ter roupa quente e adequada para o frio. É importante que prepare a corrida e para isso deve contar com a preciosa ajuda de uma aplicação que faça a leitura do clima. Assim, saberá se irá chover, que temperatura irá apanhar durante a corrida e, extremamente importante, em que direção irá soprar o vento. Este último detalhe poderá fazer toda a diferença pois correr contra o vento é muito mais complicado.

 

Junte-se a nós no Instagram

 

4 – Cuidado redobrado com o aquecimento
O frio acaba por ter impacto nos músculos. Por isso, se quer evitar lesões e ajudar o corpo a produzir mais calor, tenha especial atenção com o aquecimento.

5 – Tenha atenção com a respiração
Respirar com frio não é a mesma coisa de que respirar com calor. Como tal, deverá tentar controlar a respiração ao máximo. Os especialistas defendem que deverá inspirar e expirar a cada três passos. Se o conseguir fazer irá melhorar a resistência tal como irá manter um bom ritmo de corrida.

6 – A água também é importante
Poderá ter a ideia de que está a transpirar menos e de que não necessita de se hidratar como faz quando está calor. Esqueça esta ideia e hidrate-se tal como faz quando o calor aperta.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-01-2019



RELACIONADOS