A nova temporada da NBA arrancou a 18 de outubro e, apesar do pouco tempo de competição, já tem havido grandes jogos, resultados surpreendentes, equipas acima do esperado, enquanto outras estão aquém das expetativas. O que também é normal na melhor liga de basquetebol do mundo é haver estatísticas para todos os gostos. Aqui ficam algumas que se destacaram neste início da nova época…
– Com 11 assistências registadas na vitória dos Phoenix Suns diante dos Los Angeles Clippers, o base Chris Paul passou a ser apenas o terceiro jogador na história da NBA a chegar às 11 mil assistências na carreira. Os outros são John Stockton e Jason Kidd.
– Ao anotar 31, 32 e 37 pontos nos primeiros encontros com a camisola dos Cleveland Cavaliers, Donovan Mitchell tornou-se no primeiro jogador da organização a apontar mais de 30 pontos no arranque de uma nova temporada.
Leia ainda: Estrelas dos Boston Celtics abrem época a todo o gás e entram em grupo restrito
Os números que marcam o arranque da nova época da NBA
– Ja Morant, a estrela maior dos Memphis Grizzlies, é o basquetebolista com melhor média de pontos no jogo de abertura de uma nova temporada da NBA. O base tem média de 32.3 por jogo e está à frente deste ranking de lendas como Michael Jordan (30.8) e Wilt Chamberlain (30.2).
– Pela primeira vez nos quinze anos que Erik Spoelstra leva como treinador dos Miami Heat, a formação da Florida arrancou uma temporada com duas derrotas nos primeiros encontros do campeonato. Os Heat eram, juntamente, com os Portland Trail Blazers, as únicas equipas sem um 0-2 na sua história. Agora, os Blazers estão sozinhos nesta estatística.
– Os Los Angeles Lakers, que arrancaram com três derrotas, tornaram-se na equipa com pior percentagem de lançamentos de três pontos no início de uma nova temporada. Foram apenas 25 triplos concretizados, em 118 tentativas, o que equivale a apenas 21% de sucesso.