10 motivos para começar já a praticar desporto

10 motivos para começar já a praticar desporto

Desporto

10 motivos para começar já a praticar desporto

Desengane-se se acredita que apenas os músculos ficam a ganhar a partir do momento em que começa a praticar desporto. Existem muitos mais benefícios para descobrir.

Artigo de Bruno Seruca

05-07-2020

Já todos ouvimos recomendações sobre a prática de desporto. Uma simples caminhada diária de 30 minutos pode fazer maravilhas ao corpo. Praticar desporto tem benefícios que são imediatamente reconhecidos por muitos, como a saúde do coração e o crescimento muscular. Mas há existem mais motivos para começar a praticar desporto. Fique a par destes 10 motivos que vão fazer com que vista roupa prática e comece a treinar com regularidade.

Leia ainda: Ela tem o vídeo que todos querem ver

1 – A vida amorosa agradece
Uma vida desportiva ativa é algo que tem influência positiva na vida sexual. Isto porque melhora os níveis das hormonas sexuais, como é o caso da testosterona.

2 – Faz bem ao cérebro…
Treinar com regularidade é algo que melhora o fluxo sanguíneo, dilatando os vasos sanguíneos. Algo que faz com que o sangue circule melhor. Se isto é bom para o coração, é igualmente benéfico para o cérebro. Pois será algo que ajuda a impedir o declínio cognitivo de diversas formas.

3 – … e à saúde mental
Um estudo defende que “o exercício físico melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade, a depressão e o humor negativo, melhorando a autoestima e a função cognitiva”. O referido trabalho refere ainda que a prática de desporto “alivia sintomas como a baixa autoestima e isolamento social”.

A vida sexual fica melhor com o desporto

4 – A memória fica melhor
Praticar desporto leva ao aumento do tamanho do hipocampo, que é a zona do cérebro responsável pela memória. Além disso, também aumenta as ligações das células nervosas ao cérebro.

5 – Irá dormir melhor
De acordo com a Fundação do Sono, praticar desporto é algo que ajuda a ter uma melhor noite de sono ao mesmo tempo que o irá deixar mais alerta durante o dia.

Leia ainda: 5 objetos que tem em casa e que pode usar para treinar

6 – Mais músculo
Este ponto poderia estar no primeiro lugar da lista por ser dos mais óbvios e facilmente mencionados (ainda que dependa do treino escolhido). Ao ganhar mais músculo, está, por exemplo, a reduzir o risco de diabetes. Pode também ajudar a suavizar os danos oxidativos que vão ocorrendo, de forma natural, com o envelhecimento.

7 – Ossos mais saudáveis
Se acordo com o sistema de saúde britânico, a prática regular de exercício físico ajuda a reduzir o risco de osteoartrite em 83%. Pode ainda reduzir o risco de fratura da anca até 68%.

8 – Bom para a imunidade
Os músculos acabam por funcionar como uma espécie de reservatórios onde são guardados aminoácidos. Quando algum órgão precisa, são, por norma, extraídos dos músculos. É bom salientar que o sistema imunitário necessita de aminoácidos, usados para produzir os anticorpos que ajudam a travar as infeções.

9 – Irá sentir-se mais jovem
De acordo com estudos, o exercício aeróbico (sozinho ou misturado com treino de força) ajuda a melhorar a função mitocondrial. O que, por sua vez, reduz os danos oxidativos. Ou seja, estará a travar o envelhecimento. Segundo outros estudos, existem outros tipos de treinos, como é o caso do treino intervalado de alta intensidade, que têm efeitos semelhantes.

10 – Reduz inflamações
Existem estudos que apontam a inflamação crónica como a causa do aparecimento de muitas doenças. Pois bem, a prática desportiva tem o poder de ajudar a impedir que se acumule gordura visceral (mais inflamatória do que a gordura subcutânea), que pode dar origem à inflamação crónica.

Fotos: iStock by Getty Images

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

05-07-2020



RELACIONADOS