Protagonista de Chernobyl partilha memórias do desastre nuclear

Protagonista de Chernobyl partilha memórias do desastre nuclear

Culto

Protagonista de Chernobyl partilha memórias do desastre nuclear

Jared Harris, Valery Legasov em Chernobyl, participou num talk show norte-americano e falou sobre as suas memórias do acidente nuclear.

Artigo de Hugo Mesquita

05-06-2019

Jared Harris, o ator inglês que interpreta Valery Legasov na série Chernobyl, foi um dos convidados do talk show norte-americano de Seth Meyers, “Late Night with Seth Meyers”, e, a propósito da mini-série da HBO que tem feito grande sucesso, o ator revelou as memórias que guarda do desastre nuclear naquela cidade ucraniana, em 1986.

“Lembro-me muito bem”, começou por contar Harris. “Eu estava a viver em Londres e não se falava de outra coisa nas notícias. Só existiam quatro canais de televisão naquela época e um deles só mostrava a relva a crescer de tarde, literalmente, a relva a crescer, a BBC 2”, explicou.

Leia também: Ex-funcionária de Madonna vai leiloar carta escrita por Tupac a acabar o namoro com a cantora

Jared Harris, agora com 57 anos, tinha 25 anos aquando do desastre em Chernobil. ” Eles estavam a alertar-nos sobre a nuvem. Essa nuvem radioativa estava a carregar as partículas que estavam a ser libertadas pelo reator e eles estavam a acompanha-la. Estava a causar doenças devastadoras na Bielorrússia, Ucrânia, Alemanha e em certas partes da Suécia”, explica.

Veja o trailer de Chernobyl:

“Eles tiveram que matar um monte de animais”

O ator revelou a forma como o governo inglês reagiu ao desastre. “Eles acompanhavam a nuvem enquanto ela se aproximava de Inglaterra, alertando-nos para não sair de casa durante a chuva e avisavam que não podíamos beber leite. Eles mataram um monte de animais que comiam relva, eles tiveram que matar esses animais. Sim, eu lembro-me disso muito bem”, contou o ator.

Leia ainda: Harrison Ford quer que Indiana Jones morra com ele

Foi precisamente esta nuvem radioativa que fez com que os outros países próximas da antiga U.R.S.S. dessem conta do acidente nuclear, já que a intenção dos governantes soviéticos, em clima de Guerra Fria, quisessem ocultar o incidente.

Foto:HBO

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

05-06-2019



RELACIONADOS