Tem iPhone ou outros aparelhos da Apple? Alguns correm risco de segurança

Tem iPhone ou outros aparelhos da Apple? Alguns correm risco de segurança

Consumo

Tem iPhone ou outros aparelhos da Apple? Alguns correm risco de segurança

Centro de Resposta Rápida a Incidentes de Cibersegurança deixa alerta para quem tem iPhone ou outros gadgets da Apple.

Artigo de Bruno Seruca

21-03-2024

Más notícias para quem tem alguns aparelhos da Apple. O Centro de Resposta Rápida a Incidentes de Cibersegurança (CERT-In) da Índia destaca várias vulnerabilidades críticas que colocam em risco o iPhone e ainda outros gadgets da gigante tecnológica. As falhas de segurança forma identificadas nos sistemas operativos de dispositivos como o iPhone ou iPad, dois dos mais populares da marca. Bem como MacBooks, Apple Watches e mesmo o recente Vision Pro.

Leia ainda: Vendeu dados biométricos à Worldcoin? Saiba no que se meteu…

É salientado que caso as vulnerabilidades sejam bem exploradas podem levar ao acesso não autorizado dos sistemas afetados. Colocando assim em risco a partilha de informação sensível ou ainda execução de código para iludir as restrições de segurança. Bem como levar a falhas de serviço nos aparelhos afetados. Tudo isto teve eco no The Economic Times que vai mais longe e dá a conhecer a lista dos sistemas operativos, versões e equipamentos que são afetados pelos problemas identificados pelo CERT-In.

Da lista fazem parte dispositivos com versões do iOS e iPadOS anteriores à 16.7.6. Como é o caso do iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPad (5ª geração), iPad 9,7” e iPad Pro 12,9” (1ª geração). E ainda versões do iOS e iPadOS anteriores à versão 17.4. Que são recorrentes em aparelhos como o iPad Pro 10,5” e 11”, o iPad Air (3ª geração), iPad Air (6ª geração) e modelos posteriores. Existem ainda falhas que atingem o Apple Vision Pro, Apple TV HD, Apple TV 4K e Apple Watch Series 4. Tal como o sistema operativo macOS Sonoma nas versões anteriores à 14.4. O Apple Xcode, nas versões anteriores à 15.3 e o Apple GarageBand, nas versões anteriores à 10.4.11, também não ficam de fora da lista.

O que fazer?

Perante isto, destaca-se uma questão: O que fazer? O aconselhado é que, caso tenha um aparelho em risco, faça, o mais breve possível a atualização do gadget. Estas devem estar disponíveis nos modelos mais recentes. Caso tenha um aparelho mais antigo, que recebe menos atualizações, deverá pesquisar pela mesma no site da Apple.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

21-03-2024



RELACIONADOS