A publicidade e o marketing são um elemento fundamental da estratégia de qualquer empresa. Muitas empresas investem rios de dinheiro em campanhas publicitárias com o objetivo de cativar e fidelizar novos clientes. O objetivo primário é, naturalmente, aumentar as receitas. As formas de publicidade evoluíram ao longo do tempo. Atualmente, a publicidade está presente em todos os media, sendo as redes sociais e os meios digitais cada vez mais importantes. Conheça abaixo as publicidades que têm mais impacto na população masculina.
Apostas
O setor das apostas continua a ter um impacto particularmente significativo junto da audiência masculina. Os homens apresentam uma tendência mais afincada para as apostas e jogos de azar, comparativamente às mulheres. Mas atenção, o interesse do público feminino pelas apostas continua a crescer!
Os casinos, em particular os casinos online, cresceram significativamente nos últimos anos em Portugal. Atualmente, é muito comum deparar-se com publicidades relacionadas com apostas que procuram atrair os jogadores com bónus de casino atrativos. Além da publicidade, as empresas de apostas procuram atrair mais clientes ao disponibilizar formas de pagamento mais acessíveis: são cada vez mais os casinos que aceitam o Multibanco como forma de pagamento!
Viagens
Existem dois tipos de pessoas: as que gostam de viajar e as que não gostam de viajar! Os anúncios sobre viagens e experiências têm um grande impacto no primeiro grupo – quer sejam homens ou mulheres! Os homens cujo trabalho exige concentração contínua e que ostentam de um nível salarial médio ou médio-alto são os mais influenciados pelos anúncios de viagens. As pessoas com este tipo de trabalhos veem nas viagens o momento ideal para descansar e aliviar o stress do dia a dia.
Porém, existe uma exceção à regra: os empresários ou trabalhadores que viajam frequentemente em trabalho! Ao contrário dos viajantes ocasionais, este tipo de pessoas encara as viagens como uma mera deslocação necessária para trabalhar e são muito pouco influenciadas pelas publicidades sobre viagens. Uma coisa é certa: após um ano e meio de pandemia, a vontade de viajar estará para uma grande parte dos portugueses!
Automóveis
O público masculino é altamente apreciador de anúncios de carros. No entanto, este é um prazer que na maior parte das vezes não resulta numa compra – no fim de contas, não compramos um carro novo assim tantas vezes na vida! No fundo, os homens apreciam nos anúncios de automóveis o carro que imaginam ter, mesmo que não existam perspetivas de tal a acontecer a médio ou longo prazo. Como diz o ditado, sonhar não custa!
Bebidas
As bebidas, em particular as bebidas alcoólicas, são presença assídua em convívios familiares, encontros entre amigos, jantares ou até mesmo em simples momentos de lazer. No topo da lista estão os vinhos e as cervejas. Portugal é um dos maiores consumidores de vinho (per capita) da Europa. A qualidade dos vinhos portugueses é internacionalmente reconhecida e os portugueses não ficam alheios à mesma – ainda assim, uma boa campanha publicitária ajuda a cativar consumidores masculinos … e não só!
Porém, é na cerveja que reside o calcanhar de Aquiles. Embora a qualidade cervejeira portuguesa não seja comparável a países como a Bélgica ou Alemanha, surgem cada vez mais cervejas artesanais (“Craft Beer”) em Portugal. Nos últimos anos, as empresas cervejeiras investiram em campanhas publicitárias que garantiram imensos consumidores. As cidras optaram por estratégia semelhante.
Quanto a nós, homens, venham mais cervejas para alegrar o Verão! Serão só estes os pontos fracos dos homens? Definitivamente não! A população portuguesa e mundial é cada vez mais diversificada e os gostos cada vez mais abrangentes.
A novas formas de publicidade digital são cada vez mais direcionadas aos interesses de cada utilizador e, consequentemente, têm à partida uma grande probabilidade de despertar a atenção do consumidor. As empresas utilizam cada vez mais estas formas de publicidade baseada em dados, ao invés de pressupostos generalistas. A tendência para o futuro é extrair cada vez mais informação dos dados disponíveis e direcionar cada vez melhor os anúncios para um público-alvo específico.