Toyota 2000GT, o raro desportivo japonês que fica bem em qualquer garagem

Toyota 2000GT, o raro desportivo japonês que fica bem em qualquer garagem

Automundo.pt

Toyota 2000GT, o raro desportivo japonês que fica bem em qualquer garagem

A RM Sotheby’s vai levar a leilão um Toyota 2000GT. A leiloeira não avança com um valor estimado, mas pode chegar ao milhão de euros.

Artigo de Guilherme André

04-07-2020

Para muitos, o Toyota 2000GT é o primeiro supercarro japonês. Tudo começou em 1964 quando a marca nipónica, em conjunto com a Yamaha, decidiu criar um Gran Turismo (GT). Shoichi Saito assumiu a produção e não poupou esforços. “Não vamos produzir apenas um 2000GT, vamos criar o melhor carro do mundo”, referiu na altura Soichi Saito. Um ano mais tarde, em 1965, o projeto tornou-se realidade com a apresentação do protótipo 280 A1 no Salão Automóvel de Tóquio.

Leia ainda: Este radical Mini Moke tem motor V8 de um Maserati

Agora, a RM Sotheby’s vai levar a leilão um dos 62 exemplares com volante à esquerda produzidos para o mercado norte-americano. Esta unidade com o chassis número MF10-10100, foi mantido pelo primeiro dono, o piloto Otto Linton, durante 30 anos. Após esse período, foi restaurado pelos especialistas Maine Line Exotics. Apesar de não avançarem com um valor estimado, a RM Sotheby’s espera um número elevado. O único exemplar de comparação foi vendido em 2013 por 1,15 milhões de dólares.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Toyota 2000GT, o desportivo que ainda influencia os modelos atuais

Com o típico visual GT, e faróis escamoteáveis, o Toyota 2000GT destaca-se pelo capot de enormes dimensões. Debaixo dele encontra-se o seis cilindros em linha 2.0 litros que chegava aos 150 cavalos e uma velocidade máxima de 220 km/h. Hoje é um dos desportivos mais acarinhados pelos fãs de carros japoneses. No total, foram produzidos 337 carros, durante três anos, sendo que o último saiu da fábrica em 1970. Para além disso, serviu de orientação para alguns dos desportivos modernos da marca nipónica, como por exemplo, o Toyota Supra.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o exemplar que vai a leilão.

Fotos: RM Sotheby's

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

04-07-2020



RELACIONADOS