Afinal, os capacetes têm ou não prazo de validade?

Afinal, os capacetes têm ou não prazo de validade?

Automundo.pt

Afinal, os capacetes têm ou não prazo de validade?

Muitas pessoas defendem que os capacetes têm prazo de validade. Será verdade ou mito?

Artigo de Bruno Seruca

05-03-2024

Ninguém terá dúvidas de que os capacetes são um equipamento de segurança fundamental para os motociclistas. Aliás, um estudo da Organização Mundial de Saúde salienta mesmo que o uso de um bom capacete consegue diminuir em até 74% o risco de lesões cerebrais em caso de acidente. À parte disto, existe um mito associado a este acessório. E que passa pelo prazo de validade dos capacetes.

Leia ainda: Rolls-Royce Droptail Arcadia é o carro novo mais caro de sempre

Quanto a isto, a verdade é que não existe uma data de validade para os capacetes. Quem o salienta é o instituto brasileiro Inmetro. Mas isto significa que podemos usar o mesmo capacete para sempre? Aqui, a resposta é não. Sempre que estiver envolvido num acidente, o motociclista deverá mudar de capacete. Mesmo que o acessório aparente não ter qualquer dano na estrutura. À margem disto, e esta opinião varia de marca para marca, é recomendando que mude de capacete a cada 3/5 anos. “O isopor interno vai perdendo a capacidade de absorção de impacto, o capacete vai ficando mais folgado na cabeça do motociclista e também é provável que ao longo desses anos ele sofra algum tipo de queda, que mesmo não seja grave, compromete a estrutura de proteção do capacete”, explica Raphael Banos, coordenador de Marketing da Taurus Helmets, em declarações citadas pelo Motociclismo.

Cuidados a ter com os capacetes

A publicação avança ainda com aqueles que são os principais cuidados que os motociclistas devem ter com os capacetes. O acessório deverá ter sempre um tamanho apropriado para a cabeça. Sendo que a utilização deverá ser sempre feita com o capacete ajustado e afivelado. As condições de conservação nunca devem ser desvalorizadas pois aumentam o risco de acidentes. O capacete deverá ser limpo regularmente, até porque uma má higiene pode dar origem a doenças respiratórias e irritações na pele e couro cabeludo. As entradas de ar devem estar sempre desobstruídas para que não aumente a temperatura interna.

Quando e como lavar o capacete?

Muitos motociclistas têm dúvidas em relação ao número de vezes que um capacete deve ser limpo. Se o usar diariamente, deverá limpá-lo uma vez por semana. Para a limpeza não deverá usar álcool na parte do casco. Este deve ser usado para limpar a parte do isopor. Tenha atenção a acessórios abrasivos, como o lado verde das tradicionais esponjas de limpeza. Se anda de mota todos os dias, é recomendado que tenha mais do que um capacete. Isto permite alternar o uso e ter sempre um disponível caso aconteça algum contratempo.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

05-03-2024



RELACIONADOS